Executivo, Legislativo e Judiciário conferem Comenda Gomes de Souza Ramos a 37 personalidades

por orisvaldo — publicado 24/07/2019 09h46, última modificação 24/07/2019 09h46
Executivo, Legislativo e Judiciário conferem Comenda Gomes de Souza Ramos a 37 personalidades

Executivo, Legislativo e Judiciário conferem Comenda Gomes de Souza Ramos a 37 personalidades

Os vereadores prestigiaram na noite desta terça-feira (23.jul), no Teatro São Francisco, no Bairro Jundiaí, a entrega da Comenda Gomes de Souza Ramos a 37 personalidades que, em suas diversas áreas de atuação, prestaram relevantes serviços para o desenvolvimento da cidade. 

O ato, que integra a programação festiva de comemoração dos 112 anos de Anápolis, reuniu os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para reconhecer o esforço daqueles que ajudaram a construir Sant’Ana das Antas. 

Centenas de pessoas, em grande parte familiares dos homenageados, lotaram as dependências do Teatro São Francisco para acompanhar a solenidade. A decoração do palco revelou, além de bom gosto e elegância, um símbolo que lembra a Bandeira de Anápolis, acrescido da imagem estilizada da Comenda e a logomarca alusiva à celebração dos 112 anos da cidade. 

A Banda da ALA 2 executou o Hino Nacional Brasileiro e o Madrigal Bel Canto, o Hino de Anápolis. Em seguida foi entregue a Comenda aos homenageados pelas mãos do prefeito Roberto Naves, o presidente da Câmara Leandro Ribeiro e o diretor do Foro Ricardo Silveira Dourado. 

Também estiveram presentes os vereadores João Feitosa (PTB), Alfredo Landim (PT), Paulo de Lima (PDT), Fernando Paiva (PODE), Lélio Alvarenga (PSC), Pastor Elias Ferreira (PSDB). Jean Carlos (PTB) e Luzimar Silva (PMN). E ainda a primeira dama Vivian Naves, o vice-prefeito Márcio Cândido, os deputados estaduais Amilton Filho e Coronel Adailton Florentino, secretários municipais e convidados. 

O prefeito Roberto Naves fez questão de evidenciar que a Comenda Gomes de Souza Ramos é uma concessão dos três poderes constituídos, “que prestam uma homenagem moral a homens e mulheres que muito trabalharam pela cidade”. 

Segundo o chefe do Executivo, a honraria atua para despertar nos agraciados o espírito anapolino e para que a chama de Gomes de Souza Ramos mantenha-se acesa no coração das pessoas, “para que empreendam e continuem a luta pelo desenvolvimento da cidade, para que Anápolis seja sempre melhor, mais justa, e que faça as pessoas felizes”. 

Para o presidente da Câmara, Leandro Ribeiro, participar da entrega da comenda que leva o nome do fundador de Anápolis é motivo de honra, “para cada um de nós pessoalmente e para o Poder Legislativo como um todo”. 

Segundo ele cada um dos homenageados traz uma bagagem relevante de serviços prestados e fazem jus a este reconhecimento. “Na condição de presidente da Câmara tenho que agradecer por participar deste momento, junto com os demais vereadores. O que fazemos hoje aqui é justiça para esses cidadãos e cidadãs que ajudam a fazer de Anápolis uma cidade melhor”, concluiu.

HOMENAGEADOS

Ana de Pina Afonso
Anastacios Apostolos Dagios
André Luiz Ignácio de Almeida
Arnaldo Jayme de Pina
Augusto César Ventura
Carla Brant CorrêSebba Roriz
Carlos Salvador Lemos
Cleide Gomes Marques
Elaine Abrahão Amaral
Eurípedes Elias da Silva
Geraldo Pereira Braga
Diana Ferreira Elias
Jairo de Oliveira Mendes
João Alves Bento
Jorge Henrique Elias
Jorge Maurício Ghannam
José Brandino Filho
José Víctor Caixeta Ramos
Juscelino Monteiro do Nascimento
Magno Fernando José Ferreira
Marcos Bonfim Garcia
Maria de Fátima Garcez Machado
Marluz Batista de Paiva
Mateus Milhomem de Sousa
Mozart Morais Almeida
Orlando Cândido de Oliveira
Paulo de Souza Amparo
Pedro Olímpio Neto
Regina Célia de Assis Resende
Reginaldo José de Paiva
Rogério Silva de Moraes
Ronan de Assunção Naves
Sérgio Helou
Valdivino Alves de Oliveira
Valber Barreto de Queiroz
Werlan Vieira de Mauro
Yesa de Ascenção de Carvalho
 

HISTÓRIA

Gomes de Souza Ramos nasceu em 1837, em Arraias. Em 1870 mudou-se para a Freguesia de Sant’Ana. Um ano depois começou a construir a Capela de Sant’Ana, promessa feita um tempo antes por sua mãe, Ana das Dores. Era casado com Messias Gomes Pereira e tinha seis filhos: Maria, Sebastião, Gomes, Benedito, Francisco, Manuel e Ana. Em 1887, ao lado de Zeca Batista, elevou o povoado à categoria de vila. Faleceu em 1889. É reconhecido como o fundador de Anápolis. 

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação)

registrado em: