Estudantes anapolinos conquistam passe livre
Os estudantes de Anápolis conquistaram a implantação do Passe Livre Estudantil. O lançamento foi realizado na tarde de quinta-feira (3.ago), no auditório do Senac.
Essa é uma demanda antiga dos estudantes de Anápolis, que por diversas vezes ocuparam o Plenário Teotônio Vilela para reivindicar pelo direito. O presidente da Câmara, Amilton Filho (SD) lembrou que os parlamentares debatem sobre o assunto desde 2013. “Me recordo que em junho de 2013 recebemos os manifestantes, discutimos o assunto, e em julho do mesmo ano aprovamos a Lei do Passe Livre Estudantil, mas por questões financeiras não foi possível a implantação. Esse sonho agora virou realidade. Quero cumprimentar os estudantes e os Diretórios Acadêmicos e a mobilização de cada um, que contribuiu para a concretização deste projeto”, contou.
O vereador Lisieux José Borges (PT) reforçou que o debate sobre o Passe Livre sempre foi decorrente no Poder Legislativo. “É investimento no futuro do cidadão, e é, portanto investimento na cidade. Todos os assuntos pertinentes para o município é preocupação da nossa Casa. Chegamos à finalização do processo e esperamos que nos próximos meses esteja em vigor, para beneficiar o estudante, em especial o mais carente”, comentou.
Para Pastor Elias Ferreira (PSDB), esse é um sonho que está sendo realizado. “É uma promessa do governador que está se cumprindo. Estou muito feliz por essa conquista e quem sai ganhando são os estudantes da cidade”, destacou o tucano.
O prefeito Roberto Naves (PTB) agradeceu ao secretário de Governo Tayrone Di Martino e ao governador Marconi Perillo (PSDB) pelo pagamento do Passe Livre em valor integral. “Isso repercute muito no desenvolvimento da cidade, possibilitando que a Administração Municipal negocie um futuro reajuste no valor da passagem de ônibus, podendo torná-la mais barata e facilitando a vida dos estudantes, pois sabemos que a educação é a base de tudo”, afirmou.
Governador Marconi Perillo disse que esse é um compromisso que resgatou com a sociedade anapolina. “Todos os estudantes terão acesso. É uma forma de o governo estimular a juventude a estudar, e ajudar na renda familiar, especialmente para as famílias mais pobres. Estou muito feliz, pois o Passe Livre completa o apoio à juventude realizado pelo governo estadual”, ressaltou.
O diretor da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte, Carlos Toledo falou que esta é uma data histórica para a cidade. “Os estudantes conquistam hoje o direito da isenção total da tarifa de ônibus. O estudante pode levar seus documentos para fazer o cadastro nas unidades dos Rápidos, nos guichês da CMTT, na Secretaria de Ação Social e na própria Urban. Todos os estudantes poderão participar”, explicou o diretor.
A estudante Patrícia Marta Kennedy disse que pega ônibus duas vezes por dia para ir ao Colégio. “Vai facilitar muito a vida de todos os estudantes da cidade. Foi muito desejado por todos, pois sempre pesou no orçamento da nossa família”, declarou.
Participaram do evento, além dos parlamentares citados, os vereadores Domingos Paula (PV), Jakson Charles (PSB), Professora Geli Sanches (PT), Jean Carlos (PTB), Fernando Paiva (PODE), Américo (PSDB), Deusmar Japão (PSL) e Valdete Fernandes Moreira (PDT).