Estagiários e profissionais da educação são homenageados em sessão solene

por marcos — publicado 16/08/2018 10h00, última modificação 21/08/2018 15h05
Estagiários e profissionais da educação são homenageados em sessão solene

Homenageados ao final da sessão solene: noite para celebrar o ensino (Crédito foto: Ismael Vieira)

Em sessão solene realizada na noite de quarta-feira (15.ago), no plenário Teotônio Vilela, a Câmara Municipal homenageou instituições e profissionais ligados à educação e estudantes que exercem atividades de estágio no contraturno da vida acadêmica.

A autora da homenagem, vereadora Professora Geli (PT), entregou Certificado de Honra ao Mérito a nove educadores e a nove estagiários de Anápolis. A sessão solene celebrou o Dia do Estudante (11 de agosto) e o Dia do Estagiário (18 de agosto).

Em discurso, Geli disse que como educadora sempre valorizou o estagiário, pelo entendimento de que oferecer a oportunidade da prática é um dos melhores caminhos para que o estudante fixe a teoria aprendida na academia. “E acredito na educação de qualidade como instrumento de mudança social”, completou.

A vereadora elogiou o papel do IEL (Instituto Euvaldo Lodi) no fomento ao estágio, pediu às empresas que abram vagas para estudantes e lembrou que a homenagem entregue naquela noite tratava-se de algo aprovado por todos os vereadores, representantes da população anapolina, respaldados pelo voto.

O vereador Domingos Paula (PV) elogiou a ideia da homenagem e informou que fez parte da legislatura que implantou o programa de estágio na Câmara Municipal, em 2009, algo que foi seguido depois pela Prefeitura de Anápolis. “Sou da periferia e sei a importância dessa experiência e desse dinheiro ganho pelo estagiário para seguir nos seus estudos”, discursou.

O diretor de Estágio da Câmara Municipal, Diogo Jansen Ribeiro, chamou os estagiários de “estudantes trabalhadores”. Ele pediu que as instituições de ensino superior pensem em políticas de permanência dos jovens nos cursos, porque realmente não é fácil estudar nos dias atuais.

Diogo foi estagiário da Câmara Municipal e à medida que foi estudando acabou galgando postos até chegar a diretor. Hoje ele é professor universitário, com especializações e mestrado.

O secretário municipal de Educação, Alex Martins, também falou da sua experiência como estagiário. “Em 1998 consegui estágio no IEL, era agente de crédito do Banco do Povo e aqueles R$ 350 mensais realmente me ajudaram muito”, comentou.

Hoje na administração pública, Alex afirmou que procura incentivar a inclusão de estudantes no mercado de trabalho. Segundo ele, a Secretaria de Educação contratou neste ano 101 estudantes de Pedagogia para atuar na pasta.

A diretora da Faculdade Católica de Anápolis, Adriane Rocha Vilela Arantes, parabenizou a vereadora Professora Geli pela iniciativa. Dirigindo aos estudantes no plenário, ela afirmou que todos já eram “referências” na cidade e que aproveitassem na prática tudo aprendido na sala de aula.

Elza Gabriela Godinho Mirand, diretora do Instituto Federal de Goiás (IFG), falou sobre o papel da educação profissionalizante e disse que a instituição no qual faz parte é hoje orgulho para Anápolis. “Temos mestres e doutores lecionando em 11 cursos oferecidos à cidade”.

O superintendente do IEL Goiás, Humberto Rodrigues, disse que até julho o instituto já tinha colocado 12 mil estagiários no mercado e a meta até o final do ano é chegar a 20 mil. Ele passou uma dica ao estudantes: “sejam proativos, uma qualidade valorizada, especialmente para essa geração que pensa de forma dinâmica”.

Rodrigues pediu ainda às empresas que abram mais vagas de estágio, pois esse é o caminho mais barato que existe para seleção de grandes profissionais no futuro.

OS HOMENAGEADOS

Adilson Geraldo de Oliveira Júnior
Diretor executivo da Faculdade Metropolitana de Anápolis (Fama)

Adriane Rocha Vilela Arantes
Diretora da Faculdade Católica de Anápolis

Alex de Araújo Martins
Secretário municipal de Educação

Carlos Hassel Mendes da Silva
Diretor da Associação Educativa Evangélica

Diogo Jansen Ribeiro
Diretor de Estágio da Câmara Municipal de Anápolis

Elza Gabriela Godinho Mirand
Diretora do Instituto Federal de Goiás, Campus Anápolis

Fernando Nunes Pereira
Gerente da Unidade do IEL em Anápolis

Humberto Rodrigues
Superintendente do IEL Goiás

Misclay Marjorie de Correia da Silva
Diretora da Faculdade de Tecnologia Senai Roberto Mange

Priscila Regina Brito Marcelino
Membro de Recursos Humanos da Caoa Montadora

ESTAGIÁRIOS HOMENAGEADOS

Adriano Apolinário Santana
Bárbara Poloniato Freitas
Guilherme Rocha de Souza
Igor Rafael Raiol da Silva
Nicole Alves Marques
Rawenny Nathalya Batista Martins
Samuel Missel Pereira da Silva
Victor Augusto Araújo Gonçalves Holanda
Tito Alves Pereira