Alunos da Escola Municipal Elzira Balduíno participam do Projeto Escola do Legislativo

por fernanda — publicado 07/03/2018 11h10, última modificação 07/03/2018 11h15
Alunos da Escola Municipal Elzira Balduíno participam do Projeto Escola do Legislativo

Alunos da Escola Municipal Elzira Balduíno participam do Projeto Escola do Legislativo

A vereadora Professora Geli Sanches (PT), recebeu os alunos do 5º ano da Escola Municipal Elzira Balduíno para mais uma edição do Projeto Escola do Legislativo. Os alunos estiveram no plenário da Câmara Municipal na manhã desta quarta-feira (7.mar) acompanhados da diretora Lorena Silveira, coordenadora Valéria Borges e da professora Juliana de Ávila.

Geli Sanches explicou aos alunos como funciona o Projeto Escola do Legislativo. “Assim como vocês tem as aulas na escola, nós também temos estudos para os servidores e vereadores. Na Escola do Legislativo são ministrados cursos de aperfeiçoamento para o bom funcionamento da nossa Casa”, comentou.

A professora mostrou aos alunos que os municípios possuem três poderes independentes, Executivo, Legislativo e Judiciário. Nesse contexto, a vereadora do PT detalhou a atribuição de cada um deles para a organização das cidades. “Aqui na Câmara, por exemplo, os vereadores apresentam leis, votam projetos do Executivo e fiscalizam também as ações do prefeito”, detalhou.

Outro ponto destacado por Geli Sanches foi a apresentação de cada um dos 23 vereadores da Câmara Municipal. A professora também falou sobre como os políticos são eleitos e a importância do voto consciente. “A partir dos 16 anos o cidadão pode votar, já a partir dos 18, essa ação é obrigatória”.

Geli Sanches comentou ainda que os vereadores são os políticos mais próximos do povo, e que os assuntos mais importantes da cidade são debatidos nos plenários durante as sessões ordinárias, audiências públicas, sessões solenes com a participação dos parlamentares.

A estudante Ana Alice de 10 anos disse que sabia onde ficava a Câmara Municipal, mas nunca tinha visitado o prédio. “Achei ótima essa oportunidade de conhecer os vereadores e aprender a importância do voto. Aprendi que temos os vereadores como nossos representantes e devemos cobrar deles melhorias para nossa cidade”, destacou.