Escola ampliada no Bairro Santo Antônio dobra capacidade para receber alunos

por orisvaldo — publicado 25/07/2019 16h30, última modificação 25/07/2019 16h30
Escola ampliada no Bairro Santo Antônio dobra capacidade para receber alunos

Escola ampliada no Bairro Santo Antônio dobra capacidade para receber alunos

A Escola Municipal Raymundo Paulo Hargreaves, no Bairro Santo Antônio, passa a contar com mais 12 salas de aula, banheiros, pátio coberto, e laboratórios de Ciências e Informática. A ampliação desta unidade escolar foi entregue pela Prefeitura e pela Câmara durante solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (25.jul). 

O ato foi conduzido pelo prefeito Roberto Naves (PTB), acompanhado pelo presidente da Câmara, vereador Leandro Ribeiro (PTB), e os vereadores Domingos Paula (PV), Lélio Alvarenga (PSC), Wederson Lopes (PSC), Pastor Elias Ferreira (PSDB), Luzimar Silva (PV), João Feitosa (PTB), Fernando Paiva (PODE), Paulo de Lima (PDT) e Lisieux José Borges (PT). 

Também participaram o secretário municipal de Educação, Alex Martins; o vice-prefeito, Márcio Cândido (PSD); os secretários municipais de Esporte, Karin Abrahão, e de Obras, Francisco Lacerda; o deputado estadual Amilton Filho (SD); presidente do Conselho Municipal de Educação, Valto Elias; professores, alunos e comunidade em geral. 

O prefeito Roberto Naves chamou atenção para o fato de que a ampliação vai dobrar a capacidade da escola, que pode agora atender até 800 alunos com idade entre 7 e 14 anos, do 1º ao 8º anos. “Os alunos assistiam aula em condições insalubres. Junto com nossos servidores, o apoio dos vereadores, retomamos e concluímos obra. As crianças agora não precisam mais atravessar a pista para ir estudar em outros bairros”, relembrou. 

Com a entrega da ampliação, disse o prefeito, começam as obras de revitalização do prédio antigo da escola. Roberto Naves ressaltou que com a nova capacidade de acolhimento esta unidade escolar colabora para reduzir o déficit na região, “aliás, este é o nosso desafio e da nossa equipe, deixar a lista de espera zerada em breve”.  

A obra de ampliação teve início na administração anterior, em 2014, mas estava parada desde 2015. No ano passado, quando assumiu a administração municipal, Roberto Naves reiniciou as obras que agora foram entregues à comunidade. De um contrato com valor total de aproximadamente R$ 1,4 milhão, até o momento foram utilizados R$ 786,6 mil. 

O presidente da Câmara, Leandro Ribeiro, evidenciou a parceria entre Executivo e Legislativo, que atuam na valorização da educação das crianças, “mostra que gestão pública tem compromisso com população, pensando no futuro, ao valorizar os as crianças e jovens de hoje, que vão conduzir os destinos desta cidade no futuro”. 

AVALIAÇÃO DOS VEREADORES
A avaliação dos demais vereadores: João Feitosa – “Foram dois anos de planejamento e agora são entregues obras essenciais para saúde, educação e segurança”;  Paulo de Lima – “O prefeito é um educador, sabe da importância de construir salas de aula”; Fernando Paiva – “Educação é a base da cidadania”; Domingos Paula – “Esta ampliação demonstra a importância que os vereadores e a administração dão à educação”; Lélio Alvarenga – “Um país somente se torna descente se der prioridade à educação”. 

Wederson Lopes – “Importante o entrosamento entre Câmara e Prefeitura, esse investimento na educação é uma semeadura, vamos colher bons resultados”; Luzimar Silva – “Esta obra colabora com o crescimento da região”; Pastor Elias Ferreira – “Acompanhei a evolução dessa obra, a Câmara não se furta em estar junto, ajudar”. 

O secretário de Educação, Alex Martins disse que os mais de quatro mil colaboradores da rede municipal de Educação atuam com responsabilidade e que a determinação do prefeito é “acolher mais, mas acolher melhor”. O vice-prefeito Márcio Cândido disse que o programa Escola Nova implanta uma “educação de mais qualidade, moderna, sintonizada com as novas tecnologias”. 

O deputado estadual Amilton Filho disse que o Bairro Santo Antônio cresceu muito, é uma região pólo, que atende outros bairros, “a agora tem uma escola mais moderna, em condições de oferecer ótima educação”. 

QUEM FOI RAYMUNDO PAULO HARGREAVES?
Raymundo Paulo Hargreaves, já falecido, era um político ligado ao antigo MDB – Movimento Democrático Brasileiro, partido de oposição ao regime militar instaurado no país em 1964. Foi casado com Maria Ferreira Marques, com quem teve quatro filhos: Mary Ângela, Henrique Eduardo, Roberto e Ruth Maria. 

Nos últimos anos de vida foi casado com Lucy Figueiredo. Foi vereador em Juiz de Fora (MG), em quatro mandatos seguidos – 1967-1970, 1971-1972, 1973-1976 e 1977-1982; e líder do prefeito Itamar Franco na Câmara de Juiz de Fora. Por meio de seu trabalho foram construídas várias creches e escolas naquela cidade mineira. Foi contador, professor de matemática e manteve casas para cuidar de idosos. 

Seu filho, Henrique Eduardo Ferreira Hargreaves (advogado, economista e administrador), foi colaborador dos presidentes Tancredo Neves e José Sarney e, depois, braço direito do presidente e governador Itamar Franco. Henrique Hargreaves ocupou por duas vezes a função de Ministro-Chefe do Gabinete Civil da Presidência da República. No governo FHC foi presidente dos Correios. 

Eduardo Henrique Hargreaves mantinha laços de amizade com o prefeito Wolney Martins, que administrou Anápolis de 1993 a 1996. Como forma de agradecer pelo apoio na execução do projeto, o prefeito deu nome de Raymundo Paulo Hargreaves, o pai do ministro, à escola do Bairro Santo Antônio, inaugurada na virada de 1994-1995.
 

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação)

registrado em: