Empossada a 18ª legislatura da Câmara Municipal de Anápolis

por marcos — publicado 02/01/2017 18h36, última modificação 02/01/2017 18h36
Empossada a 18ª legislatura da Câmara Municipal de Anápolis

Empossada a 18ª legislatura da Câmara Municipal de Anápolis

Foi realizada na manhã de domingo (1º), a sessão solene de instalação da 18ª legislatura da Câmara Municipal de Anápolis, com posse dos 23 vereadores eleitos para o mandato 2017-2020, do prefeito Roberto Naves (PTB) e do vice-prefeito Márcio Cândido (PSD).

A sessão foi presidida inicialmente pelo vereador Antônio Gomide (PT), o mais bem votado no pleito de 2016, que conduziu os trabalhos até a eleição da nova Mesa Diretora.

O vereador Fernando Paiva (PTN) foi convidado para a leitura do texto bíblico.

Em seguida, Antônio Gomide fez um discurso de boas vindas. “Lembro a todos que o momento da eleição já passou. A hora é de pensar em Anápolis, de união. Temos um povo com vocação para o trabalho, o que leva a crer uma administração voltada para o crescimento”, disse Gomide.

O vereador petista também frisou que a política implica “ideias e ideais, fortes convicções, vontade de servir e empreendimento”. “Na política, como em todas as atividades da vida, é preciso ter coerência. E é preciso ter lado. Não tenho dúvida que nós, vereadores, vamos contribuir. Teremos relação fraterna com o Executivo e o Judiciário, mantendo nossa independência”.

Gomide disse ainda que “a chave está na ação”. “Não são mais as promessas. A população quer ver o resultado. Não é aquilo que você conhece ou estudou, é o que você faz para a cidade”, completou.

Em seguida, a primeira secretária da sessão de instalação, Vilma Rodrigues (PSC), fez o juramento de posse, seguida pelos demais vereadores. Na sequência, cada um dos 23 eleitos foram chamados, em ordem alfabética, para assinatura do termo de posse.

A sessão foi suspensa por 10 minutos para a inscrição de candidatos para a Mesa Diretora. Apenas uma chapa foi registrada, deu-se a votação e foram eleitos os seguintes nomes:

Presidente: Amilton Filho (SD)
Vice-presidente: Thais Gomes (PSL)
Primeiro secretário: Leandro Ribeiro (PTB)
Segunda secretária: Geli Sanches (PT)
Terceiro secretário: Pastor Elias Ferreira (PSDB)
Quarto secretário: Fernando Paiva (PTN)

Prefeito e vice
Em seguida, a Câmara deu início ao ato de posse do prefeito Roberto Naves (PTB) e do vice-prefeito Márcio Cândido (PSD). Os vereadores Leandro Ribeiro e Geli Sanches foram convidados para conduzi-los à Mesa Diretora, para assinatura dos termos de posse.

Discursos
A vereadora Geli falou em nome dos reeleitos. “Deus tem sido generoso com minha vida. Hoje se manifesta permitindo que eu represente os vereadores reeleitos. Ser vereador é uma tarefa difícil, mas gratificante. Falar para o povo, pelo povo. O Poder Legislativo é a mais legítima manifestação popular, pois o debate público transcorre na cidade”, iniciou a petista.

Geli comentou que o fato de ser reeleita a faz crer que o voto recebido no primeiro mandato foi valorizado. “E a população não mais aceita acomodação do seu representante, é assim que se constrói uma política séria”, frisou.

A vereadora lembrou que é preciso legislar com inteligência, e todos devem ser agradecidos e merecedores da confiança depositada pelo povo. “É a nossa razão de compor a 18ª legislatura: que promovamos uma mudança, mostrando que é possível fazer uma política séria”.

Geli disse ainda que o poder é sempre transitório e quem tem que brilhar não são as pessoas, mas as ideias. “A Câmara precisa assumir esse papel e a sua expressão é a atuação proba e cristalina”. Por fim, a vereador disse que a sorte está lançada. “A luta recomeça, se é que alguma hora parou. Que Deus nos ilumine, proteja e capacite os 23 vereadores”.

O vereador Teles Júnior (PMN) falou em nome dos vereadores que assumem o primeiro mandato. Ele frisou a importância da transparência do Legislativo e a proximidade com a população. “O mais democrático e representativo dos poderes estará lado a lado com o povo”.

Teles disse que o momento é de a Câmara se unir ao Executivo, na esperança depositada aos vereadores em nome do poder público. “Saibamos construir, sempre ouvindo críticas”, salientou o vereador.

registrado em: