Em reunião na Câmara, vereadores decidem que emendas impositivas serão individuais
O presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Economia, vereador Domingos Paula (PV) convocou reunião com todos os vereadores da Casa para reunião, na tarde de segunda-feira (21.jun).
Em pauta, os vereadores trataram sobre as emendas impositivas, onde discutiram se o destino da verba de cada vereador seria individual, como prevê a lei, ou coletiva, destinando o montante total a uma só obra. A verba é arrecadada dos impostos municipais, e a prefeitura fica responsável por executar as obras.
O líder do Executivo, vereador Jakson Charles (PSB), explicou que as emendas impositivas são individuais, e cada parlamentar pode escolher o destino do recurso referente ao valor destinado para atender uma obra de seu interesse ou atender o anseio de seu eleitorado. “É muito difícil chegar em um consenso, pois há uma dificuldade muito grande de atender em só pedido a escolha de todos os vereadores”, falou.
O vice-presidente da Comissão de Finanças, Wederson Lopes (PSC) disse que vários vereadores já tinham compromisso com seus recursos, e que o ficou decidido que cada vereador irá apresentar sua emenda impositiva de maneira individual. “É muito difícil chegar a um denominador comum. O valor de R$67 mil é pequeno para fazer uma obra, e por conta das demandas de cada parlamentar, não é possível realizar muita coisa com o valor. Por isso pensamos na possibilidade de fazer uma obra maior pela cidade, mas a maioria dos pares decidiu pela emenda individual”, comentou.
As emendas impositivas serão votadas e incorporadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Os vereadores vão avaliar as propostas durante a reunião da Comissão de Finanças, Orçamento, e Economia, e deve entrar na pauta da sessão ordinária de terça-feira para votação.
Participaram do encontro, além dos vereadores citados, os vereadores Hélio Araújo (PL), Frederico Godoy (SD), Policial Federal Suender (PSL), Jean Carlos (PTB), Lisieux José Borges (PT), Delcimar Fortunato (Avante), Cleide Hilário (Republicanos), Wederson Lopes (PSC), Andreia Rezende (SD), João da Luz (DEM), Alex Martins (PP), Dra. Trícia Barreto (MDB), Edimilson Mercado Serve Bem (PV), Cabo Fred Caixeta (Avante) e Professor Marcos (PT).