Em reunião na Câmara Municipal, Saneago se compromete a visitar bairros aos quais água chega suja

por Marcos Vieira — publicado 13/06/2024 11h40, última modificação 13/06/2024 11h40
Em reunião na Câmara Municipal, Saneago se compromete a visitar bairros aos quais água chega suja

Em reunião na Câmara Municipal, Saneago se compromete a visitar bairros aos quais água chega suja

Diretores da Saneago assumiram o compromisso com os vereadores de que técnicos irão acompanhá-los em visitas a bairros de Anápolis, para ouvir dos moradores as queixas quanto à qualidade da água distribuída pela companhia de saneamento básico na cidade. Uma reclamação recorrente da população nas últimas semanas tem sido em relação à água suja que chega às torneiras das casas.

Três diretores estiveram na sessão da Câmara, na manhã desta quarta-feira, 12: Marco Túlio de Moura Faria (Produção), Fernando Cozzetti (Expansão) e Diego Augusto Ribeiro Silva (Financeiro, de Relações com Investidores e Regulação). Eles compareceram ao Legislativo no lugar do presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, que havia sido convidado pelo vereador João da Luz (Cidadania), presidente da Comissão de Direitos do Consumidor.

Durante a explanação, os profissionais acabaram sendo interpelados pelo presidente da Câmara, Dominguinhos do Cedro (PDT), e pelo vice, Jakson Charles (PSB), sobre a real necessidade da população anapolina no momento, que é resolver o problema da turbidez da água.  

“Nós temos que reconhecer o grande trabalho que a Saneago está fazendo na cidade de Anápolis e estamos satisfeitos com os investimentos. Mas esse não é problema. O problema é uma questão pontual, que é uma insatisfação generalizada de grande parte da população quanto à água turva que está chegando às torneiras, a água com barro, sujando as caixas e queimando equipamentos”, explicou Jakson Charles.

O vereador disse à reportagem que a visita dos diretores aconteceria já na tarde de quarta-feira, no Residencial Alphaville, bairro na região sul de Anápolis. “Mas os moradores pediram para agendar em outro horário, pois às 13h a maioria não está em casa, já que precisa trabalhar”, explicou Jakson Charles.

Ainda de manhã, durante a sessão, o vereador do PSB ressaltou que todos tem ciência que as obras estão acontecendo e que há transtornos, mas é importante que a Saneago assuma o compromisso de resolvê-los dentro de um prazo adequado. “Obviamente, quando houver obra, vai sim haver água turva em alguns pontos. Mas e aí? A culpa disso é de quem? A água que o consumidor paga, suja, que não é consumida, quem vai ressarcir?”, questionou Jakson.

O vereador também citou os equipamentos queimados por conta dos sedimentos que entram na tubulação – na maioria das vezes os purificadores são danificados em situações assim. Para ele, seria importante a Saneago fazer um comunicado geral para toda a população, criando um canal de comunicação para que todo aquele que se sentir lesado possa entrar em contato diretamente com a empresa estatal. Jakson comentou ainda que embora os diretores tenham dito se tratar de uma questão pontual, as ocorrências de água suja nas torneiras são cada vez mais frequentes e em muitos imóveis.

“Vários bairros e várias residências estão reclamando, então não é pontual. Obviamente, alguma obra pode ter acontecido próxima à região onde surge o problema, mas a Saneago precisa assumir a responsabilidade por esse transtorno causado à sociedade”, reforçou Jakson.

Também foi levantada a questão das calçadas do Parque Brasília que estão sendo cortadas para a implantação da rede de esgoto. Para o vereador, a obra é inevitável, mas em respeito ao consumidor, é preciso que a Saneago repare o passeio público deixando-o igual ou melhor do que estava. “E isso não vem acontecendo. É outra cobrança dessa Casa”, disse Jakson. 

DESCARGAS
Na apresentação aos vereadores, os diretores da Saneago reconheceram que Anápolis teve sim problema com a qualidade da água, principalmente de turbidez. Segundo os executivos da empresa, após uma obra executada, ocorre o carreamento de matéria em redes coletoras. E esse sedimento chega à torneira, por isso a importância de se realizar as descargas na rede.

Segundo a companhia, foram 1.128 descargas nos primeiros cinco meses do ano em Anápolis. Também aconteceu a lavagem de sete dos principais reservatórios da cidade, além dos decantadores da ETA (Estação de Tratamento de Água). Outra medida foi a lavagem do poço de sucção da captação Piancó, visando reduzir material sedimentado no percurso da água.

Os diretores da Saneago afirmaram ainda que coletaram água em locais solicitados pela Agência Reguladora do Município (ARM) e constaram que o líquido estava dentro dos padrões de potabilidade (quando é potável). A companhia informou que a coleta de água é feita de duas em duas horas na cidade, em reservatórios de água bruta, para verificar a qualidade. E o indicador de qualidade da Saneago indica que a água está no nível bom.

(Foto - Ismael Vieira)

registrado em: