Vereadores falam sobre ações de enfrentamento a pandemia com secretário de Saúde

por fernanda — publicado 30/01/2021 11h40, última modificação 30/01/2021 11h45

Representando a Comissão de Saúde e a Frente Parlamentar de Enfrentamento à Covid-19 da Câmara Municipal, os vereadores José Fernandes (PSB), doutora Trícia Barreto (DEM) e Andreia Rezende (SDD), participaram de um live com o secretário municipal de Saúde, o também médico André Luiz Braga.

Por cinquenta minutos os parlamentares questionaram o secretário sobre as ações que a Prefeitura de Anápolis está colocando em prática para atender a população com a chegada da chamada "segunda onda" de contágio na cidade.

José Fernandes perguntou ao secretário sobre a estruturação dos hospitais públicos quanto a disponibilidade de leitos, medicação e profissionais qualificados em caso de necessidade de expansão da rede de atendimento para pacientes com Covid.

O secretário explicou que desde o início da pandemia foram abertas unidades específicas para receber os pacientes infectados com o vírus em enfermarias e leitos de UTI's. Com a redução da demanda, alguns locais puderam ser desativados, mas a Prefeitura de Anápolis tem o cronograma de reabertura de novos leitos quando necessário.

Andreia Rezende falou sobre a questão do plano de vacinação que é seguido em Anápolis. A vereadora lembrou que a vacinação contra a doença começou no Município atendendo idosos abrigados e na sequência idosos acima de 85 anos, além dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate a pandemia.

André Braga ressaltou que a organização da vacinação é muito criteriosa para evitar fura-filas e atender os grupos prioritários em primeiro lugar, reduzindo assim a chance de evolução de pacientes graves e, consequentemente o  aumento da taxa de ocupação hospitalar.

Foi lembrado na live que no próximo domingo (31.jan) será realizada uma força tarefa para imunização de idosos acima de 85 anos já cadastrados na Prefeitura de Anápolis em três pontos específicos da cidade - Cruzamento da Avenida Brasil com a Goiás, na sede da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), no final da Avenida Brasil e ainda no Parque da Jaiara.

Já os professores serão incluídos em grupos prioritários de acordo com a chegada de novas remessas da vacina na cidade. 

A vereadora Trícia Barreto lembrou que o início da vacinação não dispensa os protocolos básicos de prevenção a doença como uso de máscaras, alcoól em gel e distanciamento social. A médica alertou ainda sobre a questão de aglomerações na cidade,  em bares, restaurantes, academias, igrejas e até mesmo em reuniões familiares.

O secretário informou que a população pode ajudar a Prefeitura de Anápolis através de denúncias feitas na Ouvidoria. Segundo ele, com a volta da matriz de risco que analisa o colapso no sistema de saúde, será aumentada a fiscalização, mas é preciso que cada um faça a sua parte.

"Não adianta o poder público fazer a sua parte, fiscalizar, aumentar leitos, adquirir medicamentos, fazer campanhas educativas se não colaborarem. Teremos dias difíceis, mas podemos seguir as normas e protocolos de segurança para minimizar os impactos da pandemia pelo bem coletivo", concluiu.

A live dos vereadores com o secretário de Saúde esta disponível no IG TV no Instagram da Câmara Municipal (@camaraanapolis).

registrado em: