Elinner manifesta apoio às medidas tomadas pela prefeitura para desafogar UPA da Vila Esperança
Elinner Rosa manifesta apoio às medidas tomadas pela prefeitura para desafogar UPA da Vila Esperança (Foto: Ismael Vieira)
A vereadora Elinner Rosa (MDB) afirmou na tribuna, nesta segunda-feira (1.abr), que recebe com o “espírito esperançoso” o plano da Prefeitura de Anápolis para desafogar a UPA da Vila Esperança.
Pacientes que procurarem a UPA, passarem pela triagem feita por um médico e forem classificadas com a cor azul ou verde, ambas de baixo risco, terão transporte para serem atendidas nas unidades de saúde do Parque Iracema e Abadia Lopes. “É uma ação pró-ativa, que acho que irá resolver”, comentou a vereadora.
Elinner falou ainda sobre a questão da educação para a saúde que dever ser direcionada aos pacientes que procuram o SUS. Com isso, pessoas com casos mais simples já saberiam a importância de ir até a unidade básica da sua região.
A iniciativa da classificação de cores, prosseguiu a vereadora, faz parte de uma engrenagem que explica o aumento considerável de atendimentos na UPA. Segundo ela, a questão também passa pela desativação dos 22 leitos no Hospital de Urgências Dr. Henrique Santillo (Huana), mas não é apenas isso.
Elinner relacionou também a falta de clínico geral na Santa Casa de Misericórdia, porta de entrada na cidade, demanda já resolvida, e temas vinculados ao Samu também, mas salientou que a questão da orientação de onde o paciente deve ir de acordo com o que está sentindo é fundamental.