Elinner manifesta apoio às medidas tomadas pela prefeitura para desafogar UPA da Vila Esperança

por marcos — publicado 01/04/2019 13h55, última modificação 01/04/2019 13h58
Elinner manifesta apoio às medidas tomadas pela prefeitura para desafogar UPA da Vila Esperança

Elinner Rosa manifesta apoio às medidas tomadas pela prefeitura para desafogar UPA da Vila Esperança (Foto: Ismael Vieira)

A vereadora Elinner Rosa (MDB) afirmou na tribuna, nesta segunda-feira (1.abr), que recebe com o “espírito esperançoso” o plano da Prefeitura de Anápolis para desafogar a UPA da Vila Esperança.

Pacientes que procurarem a UPA, passarem pela triagem feita por um médico e forem classificadas com a cor azul ou verde, ambas de baixo risco, terão transporte para serem atendidas nas unidades de saúde do Parque Iracema e Abadia Lopes. “É uma ação pró-ativa, que acho que irá resolver”, comentou a vereadora.

Elinner falou ainda sobre a questão da educação para a saúde que dever ser direcionada aos pacientes que procuram o SUS. Com isso, pessoas com casos mais simples já saberiam a importância de ir até a unidade básica da sua região.

A iniciativa da classificação de cores, prosseguiu a vereadora, faz parte de uma engrenagem que explica o aumento considerável de atendimentos na UPA. Segundo ela, a questão também passa pela desativação dos 22 leitos no Hospital de Urgências Dr. Henrique Santillo (Huana), mas não é apenas isso.

Elinner relacionou também a falta de clínico geral na Santa Casa de Misericórdia, porta de entrada na cidade, demanda já resolvida, e temas vinculados ao Samu também, mas salientou que a questão da orientação de onde o paciente deve ir de acordo com o que está sentindo é fundamental.

registrado em: ,