Eli Rosa fala de projeto que restringe cortes de energia de pessoas em situação vulnerável
O vereador Eli Rosa (PSC) pediu, na tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira (22.nov), que as comissões permanentes da Câmara Municipal acelerem a apreciação de projeto de sua iniciativa, que estabelece limites à concessionária de energia elétrica quando do corte de energia e o lacre dos medidores de pessoas inadimplentes.
Eli Rosa entende que cada caso deve ser tratado em consideração às suas especificidades. “Sabemos que muitas pessoas deixam de pagar a conta porque não têm condições financeiras reais para pagar. É desumano cortar a energia dessas pessoas”, asseverou.
Essa situação, disse o vereador, tem a ver com a dignidade humana e de valorização da vida. Segundo ele, mesmo diante da ciência de que há pessoas que realmente não têm condições de pagar a conta, por inúmeros motivos, os medidores são lacrados, “o que gera desconforto e constrangimento às pessoas”.
O cliente consumidor de energia elétrica, afirma Eli Rosa, não podem ser tratados com “brutalidade”. Mas, sim, como alguém que “contribui para que a empresa concessionária, inclusive, exista”. E entende que a situação fere o Código de Defesa do Consumidor.
SUS
Eli Rosa lamentou que a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) esteja congelada há aproximadamente 15 anos. Segundo ele, há pessoas que precisam de tratamento urgente, com diagnóstico fechado, e que são obrigadas a ficar em casa à espera de serem atendidas. “Precisamos de condições para que pessoas, nesta situação, sejam atendidas mais rápido”, concluiu.
(Foto – Ismael Vieira)