Eli Rosa critica a politica de desospitalização adotada por governos federais anteriores
Em discurso na tribuna do plenário na sessão ordinária desta terça-feira (21), o parlamentar citou que enquanto vários hospitais estão fechando as suas portas ao longo do tempo, as pessoas estão ficando sem atendimento ou vendo a piora dos seus quadros de saúde.
"Todos os hospitais psiquiátricos que funcionavam com verba pública no Brasil foram fechados. Na contramão de tudo vemos o aumento das doenças físicas e mentais. É uma triste realidade", lamentou.
O vereador disse que não é possível cruzar os braços diante da situação. "Esses pacientes que precisavam de hospitalização? o que aconteceu com eles?, não acredito que todos foram curados. Precisamos investir em prevenção e em assistência para evitar que situações trágicas continuem acontecendo".
Para ilustrar a situação, Eli Rosa citou o caso de dois suicídios recentes que aconteceram em Alexânia, e um outro registrado em Anápolis essa semana. O vereador também citou que aqui na cidade tinha pelo menos 15 hospitais de portas abertas que foram fechados ao longo dos últimos anos. Hoje, segundo ele, tem no máximo quatro para ofertar atendimento a mais de 1 milhão de pessoas.
"Também sou a favor de políticas públicas que informem a população sobre problemas como a ansiedade, a depressão, que é real. A sociedade mudou, as coisas estão acontecendo e precisamos oferecer esse suporte para quem precisa. Onde e quando buscar ajuda para tentar se salvar. Saúde é um direito de todos", comentou.
Ainda na tribuna do plenário o vereador Eli Rosa agradeceu ao prefeito Roberto Naves (PP), o qual classificou como um líder político que reconhece a importância da Educação.
"Fiquei feliz em destinar minha emenda parlamentar para reforma da escola Pedro Ludovico na Vila Jaiara. A unidade está precisando e eu fico satisfeito em ajudar a cuidar da educação das nossas crianças".