Eli Rosa aproveita Dia dos Pais para alertar que homens devem cuidar da própria saúde
O vereador comentou que as estatísticas têm melhorado, cada vez mais homens estão procurando médicos e realizando check-ups, mas é possível ampliar esse percentual. Eli citou a necessidade da prevenção do câncer de próstata.
O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Os exames anuais são importantes porque o diagnóstico precoce representa maior sucesso na cura.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que para cada ano do triênio 2020-2022, sejam diagnosticados no Brasil 65.840 novos casos de câncer de próstata. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.
Um em cada nove homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida.
O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Seis em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos.
O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, atrás do câncer de pulmão. A cada 41 homens, pelo menos um morrerá de câncer de próstata.