Dra. Trícia Barreto repercute reunião na Secretaria de Estado da Saúde
Segundo ela, o encontro seria com o titular da pasta, mas como Alexandrino acumulou a presidência do Ipasgo, não pôde estar presente na reunião.
Trícia informou que solicitou ao governo estadual a presença em Anápolis da carreta da mamografia. “Nosso mamógrafo está em manutenção e a fila tem aumentado. Com a carreta a gente consegue zerar a fila em três semanas”, frisou a vereadora, que também disse que a carreta ampliou os exames nas mulheres, incluindo prevenção de câncer de colo de útero, de mama, ovário e endométrio.
Trícia também falou sobre a suspensão, por parte do Estado, das cirurgias cardiovasculares em Anápolis. Ela lembrou que fez reunião no Hospital Evangélico Goiano, com o gestor Ernei de Pina, que informou a falta de órteses, próteses e equipamentos especiais para esses procedimentos.
A vereadora também citou as cirurgias urológicas, represadas na cidade. “Os pacientes precisam ser regulados para Goiânia. Estou acompanhando o caso de um paciente com 20 cálculos renais e que está na fila do Hugol. Conversei com o médico que o atende, que me confirmou que a fila está enorme. Ou seja, ele teria que pagar R$ 9 mil em uma cirurgia, sendo que não tem dinheiro nem para a passagem”.
Trícia informou ainda que conversou na Secretaria de Saúde sobre seu projeto que trata de pobreza menstrual, que propõe a doação de absorventes para meninas da rede pública de ensino. “Eu consegui uma emenda do deputado Célio Silveira para esse projeto, mas quanto mais envolvidos, melhor para coloca-lo em prática”.