Domingos Paula cobra governador e secretário estadual para que resolva crise no Huana

por marcos — publicado 26/03/2019 13h41, última modificação 26/03/2019 13h41
Domingos Paula cobra governador e secretário estadual para que resolva crise no Huana

Domingos Paula cobra governador e secretário estadual para que resolva crise no Huana (Foto: Ismael Vieira)

O vereador Domingos Paula (PV) disse na tribuna, na sessão desta terça-feira (26.mar), que o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino Júnior, não tem respeitado Anápolis, pois não atende os clamores para resolver os problemas do Hospital de Urgências Dr. Henrique Santillo (Huana).

Segundo ele, Ismael não atendeu vereadores, nem o prefeito Roberto Naves (PTB) e também ignorou uma ligação telefônica feita pelo senador Luiz Carlos do Carmo (MDB) para tratar da demanda. “O governador Ronaldo Caiado também tem que chamar a responsabilidade para si. Ele é médico, sabe o que tem que fazer”, completou Domingos.

O vereador afirmou que leitos foram desativados no Huana porque o governo estadual não tem feito os repasses mensais. A dívida chega a R$ 14 milhões. “É preciso frisar que é o Estado que não pagou a Fasa [Fundação de Assistência Social de Anápolis], e não o Município”, explicou Domingos, se referindo a OS mantenedora do Huana.

A crise no Huana, somado ao aumento de procura da rede pública neste período, devido aos casos de dengue, acabou por saturar o sistema. “Chega um ponto que a cidade não comporta. Se você faz almoço para cinco pessoas em casa, chegam 20, como que faz?”, exemplificou.

Domingos lembrou que o Huana é um hospital bastante preparado, mas devido ao atraso nos repasses do governo estadual, não consegue cumprir seu papel com a sociedade em sua totalidade.

“É preciso que o Estado crie alternativas de maneira urgente”, completou o vereador, se referindo ao fim do contrato entre Fasa e Hospital de Urgências, marcado para o dia 21 de maio.

registrado em: ,