Divininho do Sindicato é lembrado por vereadores por suas lutas, determinação pelo trabalho e amizade em 70 dias de mandato

por julio — publicado 15/03/2021 19h01, última modificação 15/03/2021 19h01
Divininho do Sindicato é lembrado por vereadores por suas lutas, determinação pelo trabalho e amizade em 70 dias de mandato

Divininho do Sindicato é lembrado por vereadores por suas lutas, determinação pelo trabalho e amizade em 70 dias de mandato

A Câmara Municipal de Anápolis realizou, nesta segunda-feira (15.mar), a sua primeira sessão ordinária do mês. Entretanto, não foi uma reunião qualquer.  A ausência do ex-vereador Divininho do Sindicato (SD) foi sentida nitidamente por todos os pares, funcionários administrativos e imprensa, com discursos emocionados, acompanhados de análises de seu trabalho e seu jeito simples, mas eficiente de lutar pela pessoa mais necessitada, sobretudo pelos anseios dos trabalhadores.

O ex-vereador, que estava em seu primeiro mandato, tinha 44 anos e morreu vítima de consequências da COVID-19. A morte ocorreu no dia 10 de março, numa quarta-feira. O parlamentar esteve internado no Centro Norma Pizzari, no Bairro Jundiaí, que é referência para tratamento às pessoas que contraem o coronavírus. Vale lembrar que o corpo do dele foi sepultado na cidade de Itaquari (GO), onde foi criado até a adolescência. Os parlamentares anapolinos, inclusive, prestaram homenagem e acompanharam o cortejo, que passou na frente da sede do Poder Legislativo.

Visivelmente emocionada,  Andreia Rezende (SD) destacou que esta segunda-feira é um dia de muita tristeza no poder de leis. Segundo ela, voltar a uma sessão sem a presença do ex-vereador é uma sensação muito ruim. A parlamentar conhecia bem Divininho do Sindicato, pois os dois eram companheiros de partido. “o amigo Divininho tem um histórico de muita resiliência, de luta pelos seus sonhos, e de apoio aos trabalhadores. Ele era um verdadeiro represente do povo. Amigo, parceiro, com muita lealdade, quero deixar aqui o meu reconhecimento pela história de vida”, analisou.

Abatida, contudo agradecida por ter sido vizinha de gabinete do ex-vereador Divininho do Sindicato, Cleide Hilário (Republicanos) disse que é muito difícil observar, neste momento, na Câmara, a falta de um companheiro querido. “Ele não está mais”, resumiu a parlamentar, que confessou estar de coração partido por ter perdido alguém de muito apreço. Ela lembrou de “Divininho” pela parceria, amizade e pelas conversas informais ao tomar um café, uma água. Ele, segundo ela, era parceiro, amigo, por isso a perda é direcionada a todos. “Ele lutava pelo que acreditava, pela causa dos trabalhadores. Meu coração está partido”, garantiu a edil.

Jean Carlos (DEM) assegurou o sentimento de tristeza. Para ele, é importante registrar a determinação e a vontade do Divinho do Sindicato em ajudar ao próximo. Na visão dele, nas oportunidades que teve, o ex-vereador mostrou que é forte e tentou defender a população sempre. Ele ainda pediu oração ao Policial Federal Suender, segue internado se tratando da COVID-19.

Na ótica de Hélio Araújo (PL), Divininho do Sindicato nunca deixou de ser um homem simples, ainda que tenha sido um representante de um vasto público que o elegeu, provando sempre que pensa no ser humano. “Expresso meus sentimentos e quero destacar seu lado trabalhador”, lembrando que o ex-parlamentar era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Anápolis. Delcimar Fortunato (Avante) frisou que a doença não é brincadeira, porque atinge classes sociais diversas, levando políticos de talento, como Divininho do Sindicato. “Uma pessoa que aprendi a amar. Conheci em 2016 e tive oportunidade de  conviver com ele na Prefeitura. Fiquei abatido, triste, porque ele era do bem e preocupava com o próximo. Quero mandar um abraço pera família e estamos aqui para o que precisar”, asseverou. João da Luz (DEM) e Cabo Fred Caixeta (Avante) lembraram ainda dele com respeito e bastante consternação.

Em seu discurso, Wederson Lopes (PSC) transpareceu sua tristeza pela morte do ex-vereador Divininho do Sindicato. Ele deixou seus sentimentos aos que perderam a vida e pediu orações aos que padecem nos hospitais, como é o caso do vereador Policial Federal Suender. Reamilton Espíndola (Republicanos) se solidarizou com a família do ex-vereador Divininho do Sindicato. O vereador lembrou que a morte não pode apagar seu lado companheiro, lutador, humilde e de muito respeito.

Ao falar que vai abraçar um dos sonhos do Divininho do Sindicato, Domingos Paula (PV) espera ter apoio dos parlamentares. Ele lançou um desafio: uma de suas bandeiras era levar um restaurante cidadão ao DAIA, e vamos lutar para que esse desejo seja realizado. Faço esse compromisso com os eleitores do Divininho, para tentar concretizar essa vontade.

Adhemar Santillo

Durante o Pequeno Expediente, o Grande Expediente e a Ordem do Dia, durante a sessão que marcou o início dos trabalhos formais neste terceiro mês do ano, o ex-prefeito Adhemar Santillo, que faleceu no dia 9 de março, foi lembrado também pelos vereadores. Ele morreu, aos 81 anos, de complicações após contrair a COVID-19.  O perfil empresarial, o político empreendedor e a família vencedora foram destacados pelos pares.

Luzimar Silva (PMN) elogiou a atuação de Adhemar Santillo durante seus mandatos de prefeito e deputados. Para ele, o ex-chefe do Executivo provou a força numa administração, o que o fez ficar marcado entre os anapolinos. Ele fez consideração positiva a toda família, com destaque para Onaide Santillo, sua esposa, que se destacou como primeira-dama em projetos sociais e, agora, atua na área empresarial.

Presente e ligado ao clã da família Santillo, Hélio Araújo (PL) lamentou muito a morte do ex-prefeito, ex-deputado estadual, ex-deputado federal e ex-secretário estadual. Segundo ele, seus ideais de vida jamais serão esquecidos e lembrou nominalmente dos membros que integram o sobrenome de destaque no Estado. “Anápolis se despede de um  grande homem e político”, concluiu.

 

Foto: Leandro Lage