Diretor-geral da CMTT apresenta projetos e responde questionamentos de vereadores durante sessão

por marcos — publicado 22/02/2017 11h50, última modificação 22/02/2017 11h50
Diretor-geral da CMTT apresenta projetos e responde questionamentos de vereadores durante sessão

Diretor-geral da CMTT apresenta projetos e responde questionamentos de vereadores durante sessão

O diretor-geral da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), Carlos César Toledo, participou da sessão ordinária desta quarta-feira (22), na Câmara Municipal de Anápolis, para falar dos seus planos iniciais à frente do órgão e responder questionamentos dos vereadores. Toledo atendeu convite para estar no Legislativo a pedido do vereador Leandro Ribeiro (PTB).

O presidente Amilton Filho (SD) agradeceu a presença do diretor-geral, ressaltou que ele tem grandes desafios em uma área fundamental para o cotidiano da cidade e colocou a Câmara Municipal à disposição para o debate de propostas de melhoria para o setor.

Segundo o diretor-geral da CMTT, sua atuação valorizará o tripé educação-engenharia-fiscalização. “Porque entendo que se um desses itens estiver sobrepondo na cidade, o trabalho do órgão não está bom”, explicou Toledo, que prometeu trabalhar para que a população mude a visão em relação à CMTT, vista como um órgão “que só multa”.

Carlos César informou que um dos seus primeiros projetos, a ser implantado na própria CMTT, é a Escolinha de Trânsito, que irá convidar semanalmente os alunos de uma escola da cidade para uma palestra e para vivenciar na prática as regras de trânsito, com carrinhos elétricos, em uma cidade cenográfica que simulará diversas situações do cotidiano. “Porque são as crianças que corrigem os adultos”, comentou, lembrando que essa noção básica na infância ajuda a ter, no futuro, motoristas mais conscientes.

Outra proposta apresentada por Toledo é a Área Azul Eletrônica, que vai fiscalizar com maior eficiência a rotatividade do uso das vagas de estacionamento na região central de Anápolis. O diretor-geral revelou que esse sistema vai suprir a carência de fiscais na cidade – hoje são 38 profissionais e o ideal seria 259.

Essa nova área azul também regularia a carga e descarga de caminhões nos armazéns do Centro, sobretudo nas ruas 14 de Julho e Rui Barbosa. Segundo Carlos César Toledo, uma pesquisa mostrou que 80% dos carros estacionados na região central são os mesmos todos os dias. “Quem ocupa as vagas são os comerciantes e funcionários das lojas, por isso a necessidade de uma fiscalização mais eficiente”.

O diretor-geral também falou do transporte coletivo. Disse que a CMTT atuará de forma mais efetiva, cumprindo a sua prerrogativa e que um sistema que ele conheceu em Recife será implantado em Anápolis, permitindo com o uso da tecnologia o controle melhor da saída e chegada dos ônibus. “Vamos instalar um guichê no Terminal Urbano, para o usuário registrar reclamações e sugestões à concessionária do transporte coletivo”. O local também vai receber documentação para emissão do cartão do idoso.

Toledo também informou que a CMTT buscará o certificado ISO 9001, de excelência na gestão. O diretor-geral frisou que recebeu o órgão com recursos financeiros, sem dívidas e pronto para atuar.

Em resposta a um questionamento do vereador Lisieux José Borges (PT), Carlos César Toledo disse que a orientação que tem do prefeito Roberto Naves (PTB) é de priorizar as demandas apresentadas pelos vereadores, devido ao conhecimento deles em relação ao cotidiano da cidade.

Sobre o Uber em Anápolis, questionado pelo vereador Luiz Lacerda (PT), o diretor-geral da CMTT disse que coletará dados para propor ao Executivo um projeto de lei de regulamentação do serviço, que seguirá para apreciação do Legislativo. “Em reunião com os sindicatos dos taxistas e mototaxistas, eu disse que precisamos ter o pé no chão. Não existe possibilidade de proibição. A Justiça derrubaria qualquer ação neste sentido”, explicou.

Toledo também informou que a Urban hoje tem um déficit de 30 pontos a serem construídos na cidade, já que o contrato define que é preciso fazer dois abrigos a cada mês. “Quero a sugestão dos senhores vereadores para saber quais são as necessidades mais urgentes, para que possamos cobrar da empresa a implantação desses novos pontos”.

registrado em: