Sessão Solene, proposta pela vereadora Professora Geli Sanches, celebra Dia Municipal do Rotary Club

por fernanda — publicado 25/02/2018 21h55, última modificação 25/02/2018 22h07
Sessão Solene, proposta pela vereadora Professora Geli Sanches, celebra Dia Municipal do Rotary Club

Dia Municipal do Rotary Club é celebrado durante sessão solene proposta pela vereadora Professora Geli Sanches

Na última sexta-feira (23.fev) a Câmara Municipal de Anápolis realizou uma sessão solene para celebrar o Dia Municipal do Rotary Club. Na oportunidade foram conferidas homenagens a governadores, governadores assistentes e presidentes dos Rotarys Clubs distribuídos na cidade. A iniciativa foi da vereadora Professora Geli Sanches (PT).

A solenidade foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Amilton Filho (SD). Segundo ele, a data merece ser lembrada para valorizar os relevantes serviços sociais e humanitários realizados por rotarianos no mundo todo.

“O lema permanente do Rotary diz tudo sobre as pessoas que fazem parte desse núcleo. “Dar de si antes de pensar em si". Para a Câmara Municipal é uma honra receber todos esses rotarianos e reconhecer os projetos que essas pessoas colocam em prática para ajudar ao próximo” destacou o presidente.

A vereadora Professora Geli listou algumas das ações desenvolvidas pelo Rotary em todo mundo. “Apoiam crianças com Síndrome de Down e autistas, colaboraram para erradicação da poliomielite, promovem o combate ao analfabetismo e a defesa do meio ambiente”, mostrou.

A professora lembrou que quando era diretora de unidades escolares do município sempre recorria ao Rotary, por meio “da professora Lenita e de seu esposo, o doutor Joviano, para ajudar nas minhas ações. Pedi que Deus me permitisse ser vereadora e, como representante do povo tive a honra de ser autora da lei que institui o Dia Municipal do Rotary Club. Meu objetivo é divulgar as ações rotarianas para comunidade”, pontuou.

Uma das homenageadas da sessão solene, Margareth Félix da Silva, governadora 2017/2018, agradeceu a atenção e o reconhecimento dos vereadores de Anápolis com o Rotary Club. Ela citou que, além de estar presente em todos os países do mundo realizando ações sociais de ajuda ao próximo, o Rotary é a única instituição com acento permanente na Organização das Nações Unidas (ONU).

“Lembro aqui que o Rotary foi fundado em 1905, em Chicago, nos Estados Unidos. São 113 anos de existência e muitos motivos para ser um rotariano”, considerou.

O Secretário Extraordinário de Comércio Exterior, Willyan O’dwyer, governador 1989/1990, representou o chefe do Executivo Estadual Marconi Perillo (PSDB) na sessão solene. Ele destacou que o Rotary tem trabalhado em parceria com órgãos públicos, em especial prefeituras, como um complemento importante realizando ações sociais que beneficiam o coletivo.

“São 113 anos construindo escolas, sendo agasalho no frio e comida na fome. São 113 anos de homens e mulheres de bem construindo histórias”.

Representando o prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PTB), o secretário municipal de Educação, Alex Martins, também rotariano disse que uma ótima frase para representar os “companheiros de Rotary está no nosso Hino Nacional. “Verás que um filho teu não foge a luta”. Rotarianos são aqueles que, além da labuta diária, estão sempre prontos para se dedicarem ao próximo”.

Em nome dos homenageados da sessão ordinária, Moacir Lázaro de Melo, governador 2007/2008, agradeceu a iniciativa da Câmara Municipal e disse que a solenidade faz com que aumente a responsabilidade “de todos companheiros que, com certeza, sairão daqui motivados para continuar a luta. Rotary é amor. Seguimos com nossos planos de fazer da Avenida Brasil de Anápolis, a via mais bonita do Brasil”, concluiu.

Homenageados

Governadores

Geraldo Rosa - 1974/1975
Willian Leyser O'dwyer - 1989/1990
Eurípedes Barsanaulfo Junqueira 1993/1994
Moacir Lázaro de Melo 2007/2008
Vera Lúcia Camilo Ribeiro 2015/2016
Margareth Félix da Silva 2017/2018

Governadores Assistentes 2017/2018

Achiles Mendes Ribeiro
Wender Maycon P. Borges

Presidentes 2017/2018

Idelvan Silvestre da Costa – Rotary Club Anápolis
Maria de Fátima Ribeiro Borges – Rotary Club Jundiaí
Maria José Mendes Ribeiro – Rotary Club Leste
Silvio Enes Bom Tempo – Rotary Club Norte
Idelvan Silvestre da Costa Filho – Rotary Club Anápolis Novas Gerações
Jaime Neto Alves Matos – Rotary Club Oeste

Lei

O Dia Municipal Do Rotary Club foi proposto em 2014, por iniciativa da vereadora Professora Geli Sanches. A Lei foi sancionada em 2015.A data é comemorada anualmente no dia 23 de fevereiro, coincidindo com o Dia Nacional do Rotariano (criado em 1980).

O Rotary veio pra Anápolis em 1941, sendo o Rotary Club de Anápolis o pioneiro na cidade. A Lei tem como objetivo divulgar os trabalhos realizados pelos Rotarys Clubes, Rotaract Clubes, Rotary Club Anápolis Novas gerações e entidades da Familía Rotária de Anápolis.