Controle Interno participa de encontro do TCM

por cma — publicado 03/06/2016 10h43, última modificação 03/06/2016 10h43
Reunião definiu a responsabilidade do departamento em fiscalizar ações da Câmara Municipal O departamento de Controle Interno da Câmara Municipal de Anápolis participou do 1º Encontro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO) com Controladores Internos, na última terça-feira (05-03), no Centro de Convenções de Goiânia. O evento contou com a presença de 600 pessoas entre controladores, assessores jurídicos e contadores. A Casa foi representada pelo responsável pelo departamento, Antônio Pedro.
Controle Interno participa de encontro do TCM

Controle Interno participa de encontro do TCM

O objetivo do encontro foi orientar os controladores para as fiscalizações que o TCM realizará em 2013. “Eles vão cobrar muito dos controladores internos porque nossa responsabilidade é a guarda de todos os documentos contábeis tanto de ato pessoal como na parte administrativa”, afirmou Antônio Pedro. Segundo ele, o Tribunal sentiu também a necessidade de repassar as informações em virtude às mudanças ocorridas em vários municípios que substituíram os antigos controladores.

Durante o evento, foram repassadas várias funções e responsabilidades do departamento. “Fiscalizamos todos os atos da Câmara, desde a contratação do funcionário à compra de materiais”. Antônio Pedro acrescentou que o setor é o responsável pela realização das licitações e tomada de preços para qualquer compra realizada pelo Legislativo. “Todos esses atos são fiscalizados pelo Controle Interno”.

O controlador da Câmara disse que o encontro foi válido principalmente porque haverá fiscalização no Legislativo anapolino. “Todos os documentos financeiros ficam sobre a guarda do Controle Interno, até mesmo os da Prefeitura”. Antônio Pedro lembrou ainda que a medida adotada pelo TCM é uma forma de evitar desvio de dinheiro público. “O Tribunal é o controle externo. Nós somos os olhos do TCM dentro da Prefeitura e da Câmara. Se tiver algo irregular, somos obrigados a denunciar”.

registrado em: