Conselho Municipal de Cultura pede que vereadores ajudem a esclarecer questões relacionadas às escolas de artes

por Marcos Vieira publicado 01/06/2021 13h10, última modificação 01/06/2021 13h10
Conselho Municipal de Cultura pede que vereadores ajudem a esclarecer questões relacionadas às escolas de artes

Vereadores com classe cultural (Foto: Orisvaldo Pires)

Vereadores se reuniram na manhã desta terça-feira (1.jun) com membros do Conselho Municipal de Cultura (CMC), que pediram apoio para esclarecimentos em relação ao futuro das escolas municipais de arte, que podem estar passando por um processo que culminaria na gestão por Organização Social (OS).

Os artistas foram recebidos pelo presidente Leandro Ribeiro (PP) e pelos vereadores Professor Marcos (PT), Jean Carlos (DEM) e Frederico Godoy (SD), representando, respectivamente, as comissões de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e de Direito do Servidor Público e do Trabalho.

A presidente do CMC, Delvanira Bernardo, disse que o diretor de Cultura, Thiago Cunha, havia dito a alguns pais de alunos das escolas de arte que a gestão delas passaria para uma OS, mas sem chamamento público.

Segundo ela, a classe quer apoio dos vereadores para que a mudança – se é que vai ocorrer – não seja feita sem ouvir o CMC, que poderia, inclusive, dar sugestões para formatação do edital.

Os vereadores se comprometeram a fazer um contato com o prefeito Roberto Naves (PP), visando esclarecimentos sobre o processo, e depois fazer uma nova conversa com o CMC.

O presidente Leandro Ribeiro frisou que qualquer mudança nas escolas de arte passa pela Câmara Municipal e, se for preciso, é possível fazer uma audiência pública que precederia a votação de um projeto de lei, que por sua vez deve ser amplamente discutido também nas comissões.

Anápolis tem quatro escolas administradas pela Diretoria de Cultura: teatro, música, dança e artes plásticas.