Conselho de Saúde, em reunião da Comissão de Saúde da Câmara, defende isolamento de pessoas com Covid-19 em local específico

por orisvaldo — publicado 18/03/2020 11h25, última modificação 18/03/2020 11h25
Conselho de Saúde, em reunião da Comissão de Saúde da Câmara, defende isolamento de pessoas com Covid-19 em local específico

Conselho de Saúde, em reunião da Comissão de Saúde da Câmara, defende isolamento de pessoas com Covid-19 em local específico

O presidente do Conselho Municipal da Saúde, Welison Marques de Araújo, defendeu durante reunião da Comissão de Saúde, Saneamento e Assistência Social da Câmara de Anápolis, realizada na manhã desta quarta-feira (18.mar), que o isolamento das pessoas contaminadas pelo vírus Covid-19 seja feito em local específico definido para tal, e não no âmbito residencial. 

Araújo, que estava acompanhado do vice-presidente do Conselho, Hamilton Batista Júnior, utilizou como argumento informações que, segundo ele, são oriundas da Organização Mundial da Saúde (OMS), dando conta que a China apenas começou a controlar a situação a partir do momento que definiu locais específicos para isolar as pessoas com Coronavírus.

A reunião foi coordenada pelo presidente da Comissão, Lélio Alvarenga (PSC), com participação dos vereadores Professora Geli (PT) e Deusmar Japão. E ainda o presidente da Frente Parlamentar da Saúde, Pastor Elias Ferreira (PSD).
 

A pauta da reunião teve ainda debates sobre vagas de UTI para atender pessoas diagnosticadas com Coronavírus. Também a preocupação, levantada pela Professora Geli, com a proteção dos profissionais de saúde que atuam no atendimento a pessoas com suspeita ou já testadas positivo. 

Os vereadores e conselheiros demonstraram ainda indignação com a ação de algumas empresas que praticam sobre-preço no comércio de produtos como álcool gel e máscaras de proteção. Há também preocupação com o número de equipamentos respiradores nas unidades de saúde. Os produtos sumiram do mercado e prevê-se dificuldades para a aquisição mais urgentes destes produtos. 

Por fim ficou definido que a Comissão de Saúde, Saneamento e Assistência Social, juntamente com a Frente Parlamentar da Saúde, vão encaminhar à administração municipal uma moção contendo algumas solicitações. 

Os vereadores que participaram da reunião demonstraram entendimento conjunto da necessidade de reforçar a solicitação já feita pela Câmara, numa iniciativa do vereador Jean Carlos (PTB), para que seja revisto o calendário de recolhimento de impostos municipais.

registrado em: