Conselho de Cultura pede apoio às demandas dos artistas

por Rubens Júnior — publicado 29/04/2020 13h40, última modificação 29/04/2020 16h17
Conselho de Cultura pede apoio às demandas dos artistas

Conselho de Cultura pede apoio às demandas dos artistas

Em reunião na Câmara Municipal, na manhã de quarta-feira (28.abr), o Conselho de Cultura do Município, apresentou demandas da categoria dos artistas ao presidente Leandro Ribeiro (PP), à vereadora Professora Geli Sanches (PT) e ao vereador Deusmar Japão (PP).

O presidente do Conselho Luiz Eduardo Rosa, acompanhado da diretoria do Conselho, afirmou que a categoria dos artistas precisa de uma atenção especial, já que neste período de crise por causa da Pandemia do coronavírus, é a primeira categoria a ser impedida de exercer sua atividade, sendo a última a voltar ao trabalho.

Luiz Eduardo Rosa frisou que apresentou uma carta ao Poder Executivo e Legislativo, pedindo "entre as propostas, o pagamento do Fundo Municipal de Cultura 2019", o qual seria liberado no mês de março, mas por causa da pandemia foi bloqueado. Outra demanda apresentada foi uma proposta de edição de um edital para apresentação remota, neste instante de pandemia, bem como um plano de ação pós-pandemia. “O Conselho almeja o auxílio aos artistas, primeiramente porque esses adquirem sua principal fonte de renda, segundo pesquisa do Conselho, através do cachê”, justificou o presidente.

A outra proposta levantada foi a apresentação de plano de ação pós-pandemia, que contaria com a profissionalização dos profissionais, tendo mais condições do enfrentamento com a nova realidade trazida pelo período de quarentena.

Todo o esforço dos poderes Legislativo e Executivo foi ressaltado na fala de Luiz Eduardo, que agradeceu aos vereadores e ao prefeito pelo entendimento da necessidade emergencial dos artistas, efetuando o pagamento do edital de 2019.

A vereadora, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, professora Geli Sanches, participou ativamente da reunião, pontuando a relevância social que a cultura manifesta no município. E, pela destinação do presidente Leandro Ribeiro, ficou responsável por acompanhar de perto todas as demandas enviadas à casa Legislativa.

Geli Sanches foi procurada pelo Conselho Municipal de Cultura e pelos contemplados no edital do Fundo Municipal de Cultura de 2019, para que houvesse o repasse desse recurso, a fim de que os artistas tivessem condições de aplicar e executar ações durante o período de pandemia. A vereadora ressaltou que, todas as atividades realizadas pelos contemplados seguem as orientações do Conselho e informações gerais sobre o cuidado com a saúde.

Outra preocupação do Conselho, segundo a vereadora, é com os outros artistas que não fazem parte do rol de contemplados no edital de 2019, lembrando que, “a atenção não se deve apenas ao momento atual de pandemia, mas com o momento pós-isolamento social”.

Dentro do plano de ação de apoio aos artistas, Geli Sanches afirmou que é essencial a antecipação do edital de 2020 até junho, para a aplicação em 2021.

A vereadora reforçou que, após um esforço conjunto dos vereadores liderados pelo vereador Leandro Ribeiro, houve a liberação do pagamento escalonado do fundo municipal da cultura, já publicado no diário oficial, como parte do pedido do Conselho, agora anseia a resposta positiva do Executivo para o atendimento da demanda da liberação do edital de 2020 até junho.

 Foto: Ismael Vieira

registrado em: