Conduzida pela Câmara de Anápolis, reunião em Silvânia avança na solução do caso do bairro Daiana
Uma reunião realizada em Silvânia, na tarde desta segunda-feira (7.out), entre representantes das câmaras municipais de Anápolis e Silvânia, e da Prefeitura de Silvânia, deu mais um impulso no trabalho que busca resolver a situação dos moradores do setor Daiana.
Este bairro está no território de Silvânia, na divisa entre os dois municípios. Toda a vida orgânica do setor é desenvolvida no município de Anápolis. Mas a administração pública anapolina é impedida por lei de levar benefícios àqueles moradores.
A saída, então, foi desencadear um movimento com intuito de transferir o território do setor Daiana de Abadiânia para Anápolis. Assim foi constituída comissão, com participação de vereadores e eleitores dos dois municípios, com apoio dos deputados estaduais anapolinos como representantes da Assembléia Legislativa de Goiás.
A reunião desta segunda-feira teve a presença dos vereadores Pastor Elias Ferreira (PSDB), João Feitosa (PTB) e Lélio Alvarenga (PSC). Eles se encontraram com o prefeito de Silvânia, José da Silva Faleiro, Zé Faleiro (PSDB); o presidente da Câmara daquele município, Pastor Genilton Jorge de Carvalho (PDT), e a vice-presidente, Alessandra Rodrigues Maciel (PSL).
Alguns moradores do setor Daiana também participaram do encontro, entre eles Dr. Leandro, Samara, Creonço Ary e Orlando. Por telefone, o grupo fez conferência com a participação dos deputados estaduais Amilton Filho (SD) e Coronel Adailton Florentino (Progressista).
O prefeito Zé Faleiro disse que a prioridade é “cuidar das pessoas” que moram no setor Daiana, “eles precisam de assistência à saúde, educação, segurança, infraestrutura”. O chefe do Executivo de Silvânia acredita que o movimento atual é “maior”, com participação do poder público, deputados, Ministério Público e os moradores. “Há possibilidade de transferir o Daiana para Anápolis, dentro da legalidade, após os estudos”, disse.
Segundo Zé Faleiro, se a delimitação do território para transferência do setor Daiana for precisa, específica para o bairro, há boas chances de o processo ocorrer de forma tranqüila. “No futuro Silvânia pode ganhar, com a extensão da área do Daia”, projetou.
O presidente da Câmara, Pastor Genilton Jorge, entende que a situação é complexa e que a Prefeitura de Silvânia não consegue fazer tudo que o bairro precisa. “Se esta é a melhor maneira para dar qualidade de vida para aquelas pessoas, assim será”, disse.
Lélio Alvarenga ressaltou que, quando há “união de pessoas de bem, quem ganha é a população”. João Feitosa disse que a mudança proposta vai trazer mais “dignidade e respeito aos moradores”. Pastor Elias Ferreira informou que o próximo passo do grupo é se reunir com o prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PTB).