Comunicadores recebem Certificado de Honra ao Mérito da Comunicação Antonino Gomes Pinto

por Fernanda Morais publicado 29/05/2024 14h16, última modificação 29/05/2024 14h16
Comunicadores recebem Certificado de Honra ao Mérito da Comunicação Antonino Gomes Pinto

Comunicadores são homenageados com Certificado Antonino Gomes Pinto (Foto: Guto Neves)

Através de iniciativa do vereador Lisieux José Borges (PSB), comunicadores de Anápolis receberam o Certificado de Honra ao Mérito da Comunicação Antonino Gomes Pinto. A solenidade de entrega da homenagem aconteceu na noite da última terça-feira (28.mai), no plenário da Câmara Municipal.

O vereador Lisieux é o autor da resolução que criou a honraria que  é destinada a profissionais da comunicação que se destacam em suas áreas de atuação.

“É um reconhecimento ao trabalho desses profissionais. Anápolis é um berço de talentos no setor da comunicação. Comunicadores que fazem parte do nosso dia-a-dia”, disse o vereador.

Lisieux explicou que o Certificado será entregue de dois em dois anos homenageando dez profissionais nas áreas de jornalismo, Publicidade e Propaganda, Produção Audiovisual, Design Gráfico, Relações Públicas, Produção de Multimídia, Marketing Digital aos radialistas e demais profissionais da radiodifusão em cada edição.

“Essa foi a primeira entrega do Certificado Antonino Gomes Pinto realizada para esses dez comunicadores que contribuem muito com o desenvolvimento do município levando informações sobre tudo que acontece na cidade. Anápolis é uma pessoa que consome muito esse material de comunicação”, discursou.

 O vereador também contou a história de Antonino Gomes Pinto. Lisieux ressaltou que Antonino marcou época e a história do jornalismo em Goiás nas décadas de 30 e 40. “Foi jornalista e escritor influente, dono de gráficas e livrarias. Foi sobretudo um incentivador da cultura e da política em Anápolis. Fez história com o Jornal A Luta”, evidenciou.

Ainda de acordo com vereador, Antonino também esteve a frente de projetos de gráfica, literatura e cinema em Anápolis. "A sua época priorizou por manter a população informada com acontecimentos da cidade, do Estado do Brasil e de todo Mundo”, comentou.

Lygia Portenha Borges Ferreira, irmã do vereador Lisieux José Borges, participou da solenidade. Ela é autora do livro A Memória do PCB em Goiás: A experiência do Jornal A Luta e a formação da cultura comunista em Goiás (1931/1945).

A escritora falou sobre sua obra evidenciando que o seu trabalho analisou especificamente a contribuição do Jornal A Luta como um espaço de debates e aglutinação  da militância comunista em Goiás. Segundo Lygia, não se trata de um livro que faz apologia ao comunismo, apenas retrata a atuação de Antonino em Anápolis a sua época.

“Parabéns a todos vocês que recebem essa homenagem com o nome de um profissional que muito fez pelo País quando se fala em comunicação. Com certeza todos que foram prestigiados também estão fazendo a sua parte e deixando a sua colaboração com a sociedade”, disse. 

O radialista e jornalista Nilton Pereira falou em nome dos nome dos agraciados. Ele agradeceu a honraria, contou sua história na comunicação anapolina e disse que saiu envaidecido da solenidade. 

“Frequento a Câmara há mais de 50 anos. Desde quando voltava para casa ao final das aulas no Colégio José Ludovico de Almeida. Receber essa homenagem ao lado de grandes amigos de jornada me deixa ainda mais envaidecido. Obrigado”, concluiu.

 Homenageados

 

C

“Parabéns a todos vocês que recebem essa homenagem com o nome de um profissional que muito fez pelo País quando se fala em comunicação. Com certeza todos que foram prestigiados também estão fazendo a sua parte no setor”, disse. 

 

O radialista e jornalista Nilton Pereira falou em nome dos nove profissionais de comunicação que foram agraciados. Ele agradeceu a honraria, contou sua história trabalhando em comunicação na cidade e disse que sairia envaidecido da solenidade. 

 

“Frequento a Câmara há mais de 50 anos. Desde quando voltava para casa ao final das aulas no Colégio José Ludovico de Almeida. Receber essa homenagem ao lado de grandes amigos de jornada me deixa ainda mais envaidecido. Obrigado”, concluiu.

Homenageados

Claudius de Souza Brito
Djalma de Lima Rolim
Fernanda Fernandes de Morais
Frederico José Barbosa de Jesus (Frederico Jotabê)
Leandro Lage Leite
Letícia Arantes Jury
Luana Cavalcante Lima
Marcos de Carvalho Vieira
Nilton Pereira
Orisvaldo Pires da Silva

 

registrado em: