Comissão de Saúde trata de Oncologia com diretor de regulação do município

por orisvaldo — publicado 19/08/2019 11h55, última modificação 19/08/2019 11h55
Comissão de Saúde trata de Oncologia com diretor de regulação do município

Comissão de Saúde trata de Oncologia com diretor de regulação do município

O diretor municipal de Regulação de Anápolis, Danianne Marinho, participou da reunião da Comissão de Saúde, Saneamento e Assistência Social da Câmara de Anápolis, na manhã desta segunda-feira (19.ago). Em pauta dois assuntos específicos: a utilização da ferramenta whatsapp para encaminhar solicitações e a regulação de pacientes oncológicos. 

A reunião foi conduzida pela presidente, vereadora Elinner Rosa (MDB), com presença dos membros, vereadores João da Luz (PHS), Américo Ferreira (PSDB), Lélio Alvarenga (PSC) e Professora Geli (PT). Uma das preocupações dos vereadores é a situação da Unidade Oncológica Dr. Mauá Cavalcante Sávio, que passa por dificuldades operacionais. 

Danianne Marinho informou aos vereadores que o Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 140, de 27 de fevereiro de 2014, revisada em 2018, estabeleceu normas que impedem a realização de serviços de quimioterapia na Unidade Oncológica de Anápolis. “O Hospital Evangélico Goiano e a Santa Casa de Misericórdia são as duas unidades de alta complexidade em Oncologia (Unacon) que temos na atualidade”, disse o regulador. 

Em julho deste ano, disse Danianne Marinho, foram constatados que existem 118 pacientes regulados para oncologia em Anápolis. Segundo ele, foi sugerida elaboração de Termo de Ajuste de Conduta para possibilitar regulação para a Unidade Oncológica, mas não foi possível. “Muitos pacientes foram atendidos na unidade Dr. Mauá Cavalcante sem passar pela regulação. Agora, quando buscam o retorno, temos dificuldade em regular”, esclareceu. 

Há algumas semanas outra situação gerou mais uma dificuldade neste processo. Danianne Marinho informou que a equipe oncológica da Santa Casa de Misericórdia pediu distrato. O vereador Lélio Alvarenga sugeriu que seja agendada reunião com o Ministério Público, para nova tentativa de solucionar o problema.

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação)

registrado em: