Comissão de Saúde, Saneamento e Assistência Social elege presidente e já encaminha pauta de ações

por orisvaldo — publicado 12/02/2019 17h30, última modificação 12/02/2019 17h30
Comissão de Saúde, Saneamento e Assistência Social elege presidente e já encaminha pauta de ações

Comissão de Saúde, Saneamento e Assistência Social elege presidente e já encaminha pauta de ações

Os membros da Comissão de Saúde, Saneamento e Assistência Social da Câmara Municipal de Anápolis reuniram-se na tarde desta terça-feira (12.fev), na sala de comissões anexa à presidência, para eleger presidente e vice-presidente, mas aproveitaram também o tempo para estabelecer pauta mínima de atuação na busca de solução para as demandas da saúde em Anápolis. 

A reunião contou com a presença dos vereadores titulares: Américo Ferreira (PSDB) – que inicialmente presidiu os trabalhos, Elinner Rosa (MDB), Lélio Alvarenga (PSC), Professora Geli Sanches (PT), e João da Luz (PHS), e os suplentes Pastor Elias Ferreira (PSDB) e Deusmar Japão (PSL). Por unanimidade dos presentes foram eleitos presidente Elinner Rosa e vice-presidente Lélio Alvarenga. 

A comissão tem ainda como suplentes Valdete Fernandes (PDT), Thaís Souza (PSL) e Paulo de Lima (PDT). O dia e horário das reuniões serão definidos em breve. A pauta inicial de atividades estabelecida pela comissão conta, por indicação de João da Luz, de ação de fiscalização para acompanhar os recursos da ordem de R$ 300 milhões anuais investidos na saúde, assim como a demora para realização de exames oncológicos e do sistema de regulação. 

Américo incluiu temas como realização de exames de ressonância magnética e tomografia, e a análise da situação atual que coloca Anápolis com mais de um milhão de cartões do SUS cadastrados, enquanto a cidade conta com menos de 400 mil habitantes. 

Professora Geli inseriu na pauta o envolvimento da comissão na busca de solução para as dificuldades das pessoas em agendar consultas e exames nos bairros; falou ainda sobre verba federal destinada a agentes de saúde e credenciados que teria deixado de ser repassada, procedimentos de média e alta complexidade e acompanhamento mais próximo das ações do Conselho Municipal da Saúde. 

Para Lélio Alvarenga é necessário também inspecionar serviços como a ouvidoria da Saúde,  a regulação e defende que seja realizado encontro com representantes de todos os municípios que estão pactuados com Anápolis. Deusmar Japão defende acompanhar a situação dos ‘acamados’ e as deficiências no processo de orientação e comunicação por parte dos atendentes para com os pacientes que procuram as unidades de saúde. 

A Comissão de Saúde, Saneamento e Assistência Social, disse Pastor Elias Ferreira, tem o poder de interferir e cobrar melhoria na qualidade do serviço de saúde prestado aos anapolinos. O vereador pediu ainda que seja dada atenção às unidades de saúde que atendem os doentes renais. Já eleita e empossada presidente da comissão, Elinner Rosa disse que a atuação dos vereadores que compõem o órgão será coletiva. Segundo ela, as ações da comissão começam de imediato.

registrado em: