Comissão de Saúde da Câmara visita Centro de Internação para pacientes com Covid-19

por orisvaldo — publicado 02/04/2020 15h40, última modificação 02/04/2020 20h24
Comissão de Saúde da Câmara visita Centro de Internação para pacientes com Covid-19

Comissão de Saúde da Câmara visita Centro de Internação para pacientes com Covid-19

Os membros da Comissão de Saúde, Saneamento e Assistência Social da Câmara Municipal de Anápolis visitaram, na manhã desta quinta-feira (2.abr) as dependências do Centro de Internação Norma Pizzari Gonçalves. A unidade, entregue pela Prefeitura no dia 27 de março, oferece suporte de atendimento a pessoas diagnosticadas com a Covid-19 (Coronavírus). 

O presidente da Comissão, Lélio Alvarenga (PSC), se fez acompanhar da vereadora Professora Geli (PT) e do vereador João Feitosa (Progressistas). Foram recepcionados pelo médico plantonista Dr. Paulo André Assumpção, além de outros profissionais da Saúde que atuam no Centro de Internação. Visitaram todas as instalações, onde estão instalados leitos, UTIs, respiradores e outros equipamentos. 

Lélio Alvarenga explicou que foi uma visita técnica. Segundo ele a Comissão fez questão de observar todas as instalações, equipamentos e EPIs. A impressão, disse, foi “satisfatória”. Lembrou que Anápolis espera ansiosa os kits de testes rápidos que devem ser enviados pelo Governo Federal, “a partir daí podemos ter uma configuração diferente, com dados mais precisos e mais rápidos”. Lélio Alvarenga comentou que espera que as instalações do Centro de Internação não precisem ser utilizadas, “mas se for preciso, entendemos que Anápolis está bem preparada”.

Professora Geli ressaltou a qualidade da estrutura disponibilizada. Disse que conhece a unidade desde quando foi instalada pela Santa Casa de Misericórdia. Também pode atestar a disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), tema que inclusive abordou na tribuna da Câmara em uma das sessões ordinárias do mês de março. “O espaço é preparado para atendimento. Esperamos que não seja necessário, que as medidas de isolamento social colabore com isso, para que não hajam muitos pacientes”, disse. 

João Feitosa avalia o Centro de Internação como uma “unidade de excelência” para atendimento a pessoas contaminadas pelo Coronavírus. O vereador auxiliou no processo de ligação do sistema de energia elétrica no Centro de Internação. Fez a intermediação com a empresa Enel que, segundo ele, se sensibilizou com a situação e deu condições para o fornecimento de energia elétrica para a unidade. “Parabenizo o prefeito Roberto Naves, o presidente da Câmara Leandro Ribeiro, todos os vereadores e aqueles que participaram para que tudo desse certo”, ressaltou. 

ESTRUTURA
O Centro de Internação Norma Pizzari Gonçalves conta com 45 leitos, dos quais 39 são de enfermaria e seis de UTI. Também foram montada sala de estabilização, com capacidade para sete leitos, o que eleva a capacidade para 52. Estão disponibilizados aparelho de Raio X, ventiladores, monitores multiparâmetro, respiradores mecânicos, aparelhos de eletrocardiograma, oxímetro de pulso, insumos e medicamentos. Todos os recursos utilizados na montagem deste centro são próprios do município. 

No total a cidade passa a contar com 100 leitos de enfermaria, mais 40 em fase de montagem no Hospital Nossa Senhora Aparecida. Há mais 30 leitos de UTI: seis no Centro de Internação Norma Pizzari Gonçalves, 16 no Hospital Municipal Jamel Cecílio, seis na UPA da Vila Esperança, quatro no Hospital Evangélico Goiano (HEG) e, dentro do Plano de Contingência do Estado, um leito no Hospital de Urgências Dr. Henrique Santillo (Huana) e mais um no HEG.

registrado em: