Comissão de Finanças aprova projeto que cria unidade de ensino à distância na rede municipal de educação
Comissão de Finanças aprova projeto que cria unidade de ensino à distância na rede municipal de educação
A Comissão de Finanças, Orçamento e Economia, reunida na manhã desta quinta-feira (9.set), emitiu parecer favorável e encaminhou para votação em plenário o projeto de lei, de iniciativa do prefeito Roberto Naves (PP), que cria a Unidade Especializada em Ensino à Distância em Anápolis.
O relator na comissão foi o vereador Delcimar Fortunato (Avante). Também participaram da reunião os vereadores Domingos Paula/PV, presidente da comissão; Policial Federal Suender (PSL), Seliane da SOS (MDB) e Professor Marcos Carvalho (PT).
O prefeito Roberto Naves revelou que o município contratou cinco estúdios de TV de alta tecnologia, para gravação e fornecimento de aulas, com finalidade de implementar o ensino híbrido na rede municipal de educação. Segundo ele, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que o ensino fundamental será presencial, “sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais”.
A iniciativa, segundo o chefe do Executivo, advém da proposta de inovação e adoção de práticas tecnológicas da administração pública municipal, “frente a situação pandêmica mundial, demonstrando ser o ensino híbrido uma alternativa extremamente vantajosa e necessária a toda a comunidade escolar”. E que o Centro Municipal de Ensino à Distância será denominado ‘Professora Marisa Gonçalves Pereira’, que atuou com destaque na rede municipal de ensino, e falecida em 26 de maio de 2019.
O vereador Professor Marcos explica que é impossível fugir das tecnologias, que considera “importantes para o processo educacional”. Ao mesmo tempo, segundo ele, a nova Unidade garante o direito de professores e profissionais da Educação, que deixarão seus atuais locais de trabalho para atuar na nova Unidade.
Além de modernizar o sistema educacional da rede municipal, explicou Professor Marcos, este novo contexto traz isonomia e avanço tecnológico. “À medida que a sociedade avança no quesito tecnologia, constrói uma educação mais qualificada. A pandemia impactou e acelerou o processo de modernização dos processos pedagógicos e educacionais”, concluiu.
(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)