Comissão de Esportes, Lazer e Juventude debate ações e projetos com secretário de esportes

por orisvaldo — publicado 20/02/2019 21h49, última modificação 20/02/2019 21h49
Comissão de Esportes, Lazer e Juventude debate ações e projetos com secretário de esportes

Comissão de Esportes, Lazer e Juventude debate ações e projetos com secretário de esportes

Com o intuito de conhecer na fonte detalhes sobre os projetos do município para o esporte e elaborar pauta de acompanhamento da execução dessas ações, os membros da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude (CELJ) da Câmara Municipal de Anápolis se reuniram, na tarde desta quarta-feira (20.nov), com o secretário municipal de Esportes e Lazer, Karin Abrahão. O encontro aconteceu no gabinete do secretário, no Ginásio Internacional ‘Newton de Faria’. 

A CELJ foi representada pelo presidente, vereador Américo (PSDB), e os vereadores membros Fernando Paiva (PODE), João Feitosa (PTB), Paulo de Lima (PDT) e Deusmar Japão (PSL). Os vereadores demonstraram ao secretário a disposição em debater de forma abrangente todos os projetos relacionados ao esporte e se colocaram à disposição para atuar em parceria para promover o desenvolvimento do esporte em Anápolis. 

Américo lembrou que, pela comissão que preside, passam todos os projetos relacionados ao esporte, entre eles o Torcida Premiada, o Bolsa Atleta e o Esporte em Ação. A Câmara Municipal de Anápolis participou diretamente da discussão da matéria que ajudou a viabilizar financeiramente, por exemplo, o time de vôlei da cidade que disputa a Superliga B Nacional. Assim como as questões ligadas ao esporte amador, especializado, varzeano e as modalidades olímpicas. Várias audiências públicas foram promovidas pelo Legislativo com foco voltado a este tema. 

TEMAS
Entre os temas abordados pelos vereadores com o secretário de Esportes estão a manutenção dos campos de várzea nos bairros e distritos, a aquisição de itens logísticos como bolas, redes e troféus, as ações de iniciação esportiva, modalidades esportivas como o atletismo, basquete, karatê, judô, esportes radicais, motocross, futsal, handebol, vôlei, natação, entre outros. O Circuito Anapolino de Corrida de Rua também permeou as discussões. 

Paulo de Lima ressaltou que a parceria entre a comissão e a secretaria é essencial para dar o respaldo político e de planejamento para a realização das ações esportivas. João Feitosa evidenciou que, além do futebol, é necessário que as atenções se voltem para todas as modalidades esportivas. Deusmar Japão chamou a atenção para o apoio ao esporte nas regiões periféricas da cidade. Fernando Paiva reafirmou que a comissão vai participar efetivamente do acompanhamento dos variados projetos do esporte. 

PLANEJAMENTO
O secretário Karin Abrahão entregou aos vereadores cópia de um relatório sobre os projetos e ações realizados até agora em sua gestão na Semel. Também adiantou à CELJ projetos planejados para o ano de 2019, como a construção de um Centro de Referência do Esporte Paralímpico na área do antigo kartódromo. No início de março, disse, será realizado o pregão que viabilizará apoio ao esporte amador. Segundo ele, está em fase de preparação o Copão Varzeano, idealizado pelo prefeito Roberto Naves (PTB). 

Os vereadores da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude também conheceram um pouco mais sobre o projeto ‘Estação do Esporte’. Serão construídas pelo menos oito estações em pontos estratégicos da cidade, em bairros como Buritis, Setor Sul, Filostro, Lapa, Adriana Parque, Aldeia dos Sonhos, Polocentro e Calixtópolis. Karin Abrão falou ainda sobre a revitalização do Campo do Barro Preto (Vila Santa Maria de Nazaré) e do planejamento para que seja construído o primeiro parque aquático público de Anápolis.

 

(Foto: Geraldo Fleury / Diretoria de Comunicação)