Comissão de Educação despacha projetos e debate falta de professores de apoio na rede estadual
A presente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, vereadora Professora Geli Sanches (PT), submeteu à avaliação dos demais membros Moção de Apelo de sua autoria, que cobra do Governo Estadual o retorno à salas de aula na rede estadual de ensino dos professores de apoio aos alunos com necessidades educacionais especiais.
A reunião, realizada na manhã desta quarta-feira (12.fev), teve as presenças dos vereadores Pastor Elias Ferreira (PSDB), Lélio Alvarenga (PSC) e João Feitosa (PTB). A moção, explicou Professora Geli, é motivada por reclamações de estudantes e pais de alunos, “apreensivos quanto a retirada dos professores de apoio das escolas e colégios estaduais em Anápolis, impossibilitando a permanência desses estudantes na sala de aula e, conseqüentemente, seu sucesso escolar”.
A Moção de Apelo foi encaminhada ao governador Ronaldo Caiado (DEM), à secretária estadual de Educação Aparecida de Fátima Gavioli Soares Pereira, e ao coordenador regional de Educação em Anápolis Luciano Almeida Pereira. Professora Geli informou que os membros da Comissão de Educação da Câmara apoiaram a iniciativa. Segundo ela esta matéria de interesse geral do Legislativo anapolino.
A presidente da Comissão disse ainda que cinco projetos foram analisados na reunião. Destacou matéria de iniciativa do presidente da Câmara, vereador Leandro Ribeiro (PTB), que institui o programa ‘Escola vai ao cinema’. Segundo Professora Geli um projeto relevante sob os âmbitos da educação e cultura, “que possibilita o acesso das crianças que moram nos bairros aos cinemas da cidade”. A matéria teve parecer favorável do relator, Pastor Elias Ferreira, e encaminhado à Comissão de Finanças, Orçamento e Economia.
Os demais projetos analisados pela Comissão:
Processo 188/19 – Denomina Praça Leonardo Dias de Oliveira.
Autor – Deusmar Japão
Relator – João Feitosa (parecer favorável, encaminhado à Mesa para votação em plenário)
Processo 249/19 – Revoga lei que denominou Praça Engenheiro Dido Gonzaga Jaime, no bairro Cidade Jardim.
Autror – Jean Carlos
Relator – Lélio Alvarenga (em análise)
Processo 258/19 – Concede título de cidadania anapolina a Eide Moreira Brasil.
Autor – Professora Geli
Relator – Pastor Elias (parecer favorável, encaminhado à Mesa para votação em plenário)
Processo 012/20 – Concede título de cidadania anapolina a Fernando Pedro Terra.
Autor – Domingos Paula
Relator – Professora Geli (parecer favorável, encaminhado à Mesa para votação em plenário)
(Foto: Orisvaldo Pires / Diretoria de Comunicação)