Cleide destaca ação alusiva ao Setembro Amarelo, mês voltado para a prevenção ao suicídio
"O grupo faz um trabalho voluntário e gratuito para encorajar e ouvir as pessoas em nossa cidade. O objetivo é somar força ao projeto que trabalha no apoio a pessoas com depressão. Um doença silenciosa que vai tirando a vida dos brasileiros, em sua maioria, jovens. Toda vida importa", pontuou Cleide Hilário.
A reunião na Câmara é alusiva ao Setembro Amarelo, mês dedicado a prevenção ao suicídio em todo mundo.
Na tribuna a vereadora apresentou os seguintes dados:
- Anualmente são registrados mais de 13 mil suicídios no Brasil e mais de 1 milhão no mundo.
- 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, em primeiro lugar a depressão, seguido do transtorno bipolar e na sequência o abuso de substâncias químicas.
"Os números são reais e tristes. Podemos fazer diferença na vida do outro. Um abraço e saber ouvir são pequenos gestos de atenção que podem ajudar", comentou.
Cleide também lembrou que o Setembro Amarelo também tem objetivo de alertar a população mundial sobre a questão da depressão. "Doença silenciosa que assola todo o mundo", pontuou.
"Em julho, o Fórum Brasileiro e Segurança Brasileira revelou que o número de suicídios no Brasil foi 12.895. Em 2019 foram 12.745 casos. A OMS divulgou que o Brasil era o País mais ansioso do mundo antes da pandemia e tem a maior incidência de depressão da América Latina. Vamos juntos pensar, discutir e montar uma rede de apoio. Muita gente precisa desse suporte", concluiu.