Certificado Professor José Natal é entregue em homenagem ao Dia do Voluntariado

por fernanda — publicado 29/08/2019 22h42, última modificação 29/08/2019 22h42
Certificado Professor José Natal é entregue em homenagem ao Dia do Voluntariado

Foto: Leandro Lage Leite

Na noite da última quinta-feira (29.ago) foi realizada sessão solene em homenagem ao Dia do Voluntariado, celebrado em Anápolis em 28 de agosto. A iniciativa foi da vereadora Professora Geli Sanches (PT).

Na ocasião foram homenageadas 16 pessoas que atuam e, ou presidem diversas instituições de acolhimento em Anápolis com o certificado Professor José Natal.
"Essa honraria não poderia receber outro nome. O professor José Natal teve uma vida pautada na assistência social e amor ao próximo. Trabalhou por crianças, jovens e adultos de forma silenciosa. Um exemplo a ser seguido", disse Geli Sanches.

A professora Geli também enalteceu o trabalho que cada um dos homenageados realiza pelos seus assistidos. Segundo ela, esse reconhecimento não é apenas seu, mas de toda população de Anápolis representada pela Câmara Municipal.

"Que bom que nossa cidade tem o apoio de vocês. O trabalho de cada um é muito importante e significativo. Vocês chegam onde o poder público não está e só tem uma vida de doação quem tem o coração grande cheio do Espírito Santo", enalteceu professora Geli.

O juiz da Infância e da Juventude em Anápolis, Carlos Limongi Sterse afirmou que os voluntários reconhecem a dor do próximo e as suas necessidades "e trabalham para amenizar esse sofrimento. A atuação de vocês é fundamental na sociedade. Quantas pessoas são alcançadas pelos projetos que vocês idealizam ou fazem parte. Cada um voluntário homenageado é inspiração de vida. Espero que vocês entendam a dimensão daquilo que idealizam pelo próximo", disse o magistrado.

Limongi parabenizou ainda a escolha do nome do professor José Natal para ilustrar o Certificado do Dia Municipal do Voluntariado. "Ele foi um grande exemplo para todos nós. Parabenizo ainda minha esposa, a Mayra, que hoje é voluntária e faz um lindo trabalho com crianças portadoras de várias deficiências. Me orgulho muito dela", comentou.

O presidente da Apae, Hélio Lopes, um dos homenageados da noite disse que aprendeu muito sobre voluntariado com professor José Natal. Ele contou que chegou a Apae no ano de 2000 e de lá para cá já ocupou as funções de diretor, assessor jurídico, tesoureiro, vice-presidente "e atualmente sou o presidente da instituição. A Apae, faz parte da minha vida", destacou.

Hélio Lopes contou que todos os dias dedica parte do seu tempo a Apae e lá aprende muito sobre o amor ao próximo. "Na escola Maria Montessori e me sinto acolhido. Conheço cada um que está lá. Hoje levo essa homenagem da Câmara com muito amor. Obrigada por reconhecer não só o meu trabalho, mas o de todos condecorados com esse certificado", disse.

Carla, uma das filhas do professor José Natal disse que toda família estava emocionada com a proposta da Câmara Municipal. "Mas também queria deixar aqui um registro do José Natal dentro de casa. Não foi esposo, foi um companheiro da nossa mãe, hoje nossa chefe de família. Foi um grande pai e avô que muito nos orgulhou pelo seu exemplo de doação e amor ao próximo", enalteceu.

Em nome dos homenageados, o juiz Abílio Volne agradeceu por ter sido lembrado. "Temos vários segmentos de voluntários representados nesta solenidade. Alguns apoiam pacientes em tratamento de câncer, outros idosos, assistem queimados, portadores de HIV, de várias deficiências, de síndrome de Down, viúvas. "Somos parte dos 10% da população brasileira que se dedicam ao voluntariado, ao amor ao próximo, a servir sem querer ou buscar nada em troca, Aprendemos muito com as situações que deparamos em nossas vidas, com o que chega até nós, aprendemos várias lições no nosso dia-a-dia", concluiu.

Lei

O Dia Municipal do Voluntariado foi instituído pela lei 3.983 de 10 e setembro de 2018, de autoria da vereadora Professora Geli Sanches e então será comemorado anualmente em 28 de agosto.

A lei estabelece que serão selecionados voluntários para receber o Certificado Professor José Natal. O professor era filantropo. Foi maçon das Lojas Lealdade e Justiça 2ª Anápolis e membro fundador da Loja Obreiros da Paz Ouroverdense de Ouro Verde.
Na maçonaria foi deputado estadual e federal, atuou como preceptor na Ação Paramaçônica Juvenil, foi provedor do Abrigo dos Velhos Professor Nicephoro Pereira e do Lar do Ancião São Francisco (Leprosário).
Em 2011 foi homenageado pela Câmara Municipal de Anápolis que lhe concedeu o titulo de cidadania anapolina. Faleceu em 10 de novembro de 2017.

Homenageados

Anita Xavier Nunes
Delnil Tadeu Cabral Batista
Diana Ferreira Elias
Doralice Ferreira Ramos (Dorinha Viúvas)
Dr. Abílio Wolney Aires Neto
Elizabeth Miguel de Melo
Eunice Maria da Silva Lima
Hélio José Lopes
José Aparecido de Siqueira
Juliana Maria José Francis Martins
Márcia Martins Barreto Vinhas Mioni Rodrigues
Maria Helena do Espírito Santo
Maria Mayra Jusevicius Alves Sterse
Pastor Marcos Pinto de Araújo e Elida dos Santos Ribeiro Araújo
Sebastião Guerino Santos
Tatiane Félix da Silva Oliveira
Valber Barreto de Queiroz
Valéria de Fátima Patrocínio