Centro de Memória da Câmara Municipal recebe doação de documento histórico

por marcos — publicado 06/12/2016 11h30, última modificação 08/12/2016 11h15
Centro de Memória da Câmara Municipal recebe doação de documento histórico

Centro de Memória da Câmara Municipal recebe doação de documento histórico

O Centro de Memória da Câmara Municipal de Anápolis recebeu a doação, durante a sessão ordinária dessa terça-feira (6), de um conjunto de documentos, entre atas e projetos de lei, referentes ao período de 1926 a 1928, quando o Legislativo local ainda era um Conselho Municipal.

Encadernado em um único volume, os documentos foram entregues pelo gestor Administrativo Financeiro da CMTT, Murilo Xavier Nunes, ao presidente Lisieux. “Estavam com meu primo, em Nerópolis, que me repassou e decidi entregar à Câmara, para que todos tenham acesso, pois uma cidade sem passado, não terá futuro”, discursou Murilo na tribuna.

O doador dos documentos é de uma família tradicional em Anápolis. Segundo ele, seu avô, Domingos Xavier Nunes, aparece em uma foto da primeira Câmara Municipal instalada em Anápolis, na década de 1940. Seu pai, Domingos Xavier Nunes Filho, foi servidor do Legislativo na década de 1970. Já a mãe de Murilo, professora Jesilene Bonach Xavier, foi diretora do Colégio Zeca Batista também na década de 1970.

O Centro de Memória tem recebido atenção na gestão do presidente Lisieux, que adquiriu equipamentos adequados e contratou profissionais qualificados para catalogação e guarda adequada dos documentos que contam a história do Legislativo. “Estamos enriquecendo nosso acervo, com resposta forte da sociedade, sobretudo de acadêmicos em suas pesquisas”, frisou o presidente.

Lisieux agradeceu Murilo Xavier pelo gesto de doar um documento de família para a guarda da Câmara Municipal, uma demonstração da confiança e do prestígio adquirido pelo Centro de Memória. O coordenador do Centro de Memória, Diogo Jansen, ressaltou que o conjunto de documentos enriquece consideravelmente o acervo do Legislativo, por se tratar de um dos primeiros registros daquilo que viria a ser a Câmara Municipal.

Segundo Murilo Xavier, entre os registros do documento que agora faz parte do acervo do Centro de Memória, consta a ata de doação da área para construção do Mercado Municipal de Anápolis, inaugurado em 1955 e patrimônio histórico da cidade.

Veja essa reportagem também na TV Câmara. Clique aqui.

registrado em: