Câmara vistoria obras de construção de quatro CMEIs em Anápolis

por cma — publicado 13/03/2012 00h00, última modificação 15/06/2016 10h38
Vereadores acompanharam o prefeito na fiscalização das unidades e ampliação de uma escola municipal Para cumprir uma de suas funções, a de fiscalizadores do poder Executivo, o presidente da Câmara Municipal, Amilton Batista (PTB) e os vereadores Wesley Silva (PMDB), Pedro Mariano (PP), Sírio Miguel (PSB), Mauro José Severiano (PDT), os petistas Luiz Lacerda e Dinamélia Rabelo e o petebista Domingos Paulo, acompanharam o prefeito Antônio Gomide (PT) em visita a quatro Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) que estão em construção na cidade. O grupo também foi conferir a ampliação da escola municipal Ernst Heeger.
Câmara vistoria obras de construção de quatro CMEIs em Anápolis

Câmara vistoria obras de construção de quatro CMEIs em Anápolis

A vistoria ocorreu na manhã desta terça-feira (13/03) e contou com as presenças do vice-prefeito João Gomes, da secretária municipal de Educação, Virgínia Melo e dos engenheiros responsáveis pelas obras. Os novos CMEIs agraciam moradores dos bairros Adriana Parque, Residencial das Flores, Setor Sul e Reny Cury. Alguns estão em fase de finalização e deverão ser inaugurados nos meses de abril e maio.

O grupo iniciou a visita pelo CMEI localizado no Adriana Parque. Os vereadores puderam conhecer o projeto que terá capacidade para atender cerca de 130 crianças em horário integral. Amilton Batista lembrou que a região já recebeu o projeto Câmara nos Bairros duas vezes e que uma das solicitações dos moradores era a construção de uma creche no local.

O presidente informou que na época, houve pedidos também para a construção de uma escola municipal. “O prefeito atende essa solicitação. Hoje fazemos uma visita técnica em relação à construção da creche”. O petebista acrescentou que já foi providenciada a obra para a escola, mas que a mesma deverá ocorrer em outro momento. “Estamos felizes porque a reclamação, o pedido dos moradores vem sendo atendido pela administração municipal”, disse.

Representante da região na Câmara, Sírio Miguel ressaltou a necessidade do CMEI para que as mães possam trabalhar e deixar os filhos em segurança. O socialista afirmou que mesmo com a entrega desta obra, o local ainda carece de mais creches. “Sem dúvidas vemos com muita alegria o andamento dessa obra que vai fazer com que as pessoas do bairro Jandaia, Adriana Parque e Nova Vila tenham oportunidade de deixar as crianças para melhorarem a renda familiar”.

Em seguida, o grupo seguiu para a escola municipal Ernst Heeger, no Parque dos Pirineus, para conferir a ampliação do local. O projeto, que conta com uma biblioteca para acesso dos moradores locais, deverá ser entregue até julho e em agosto já poderá funcionar em sua total capacidade.

Ao conhecer toda a estrutura da escola, Dinamélia Rabelo mencionou a significância de acompanhar o Executivo na vistoria das obras. Segundo a petista, a Câmara cumpre o papel de fiscalizar onde os recursos municipais estão sendo empregados. “É uma interação entre os Poderes. É importante ver como ficarão os prédios que abrigarão nossas crianças”.

Domingos Paula ressaltou a importância da visita como responsabilidade do vereador em dar respostas para a população. “Acompanhamos não apenas o lançamento das obras municipais, mas como elas estão sendo feitas. Participamos do lançamento, da vistoria e depois da inauguração”, reforçou.

No Residencial das Flores, os vereadores conheceram outro CMEI que está com as obras adiantadas e deverá ser entregue à população no mês de abril. Na ocasião, Luiz Lacerda ressaltou que apesar de os parlamentares presentes comporem a base de apoio ao prefeito municipal, os mesmos não se furtam de fiscalizar e cobrar benefícios para os anapolinos. “O Gomide também faz questão de prestar contas para os vereadores de onde estão sendo empregados os recursos públicos e hoje especificamente na área de educação”.

O peemedebista Wesley Silva, representante do Residencial das Flores, informou que é uma grande demanda para a construção de creches naquela região. Segundo o parlamentar, esse era um dos pedidos mais frequentes em seu gabinete. “É um local de densidade populacional e eleitoral grande e, consequentemente, a cobrança foi pertinente”. O vereador ainda agradeceu à prefeitura por ter atendido a solicitação tanto da Câmara Municipal quanto da população para a construção daquele CMEI.

Setor Sul
Na mesma oportunidade, os vereadores visitaram ainda as obras de dois CMEIS, um no Setor Sul e outro no Reny Cury. O primeiro, segundo informação do chefe do Executivo, está sendo construído em um local de invasão e segue o padrão dos demais. Como o projeto e parte do recurso é do Governo Federal, todas as unidades conterão salas de aula, laboratórios de informática, sala de leitura multiuso, lactário, playground, pátio, cantina, banheiros e lavanderias.

O CMEI do setor Reny Cury está em fase de finalização. Segundo o engenheiro responsável pela obra, a unidade deverá ser inaugurada em maio. O vereador Pedro Mariano avaliou a construção como uma das principais da atual administração. “Essa região do setor Santa Cecília, Paraíso, Vivian Parque foi a mais contemplada nessa gestão. Essa creche vai atender também o Residencial Copacabana e todos os outros setores ao redor. A demanda aqui é muito grande”.

Após as vistorias, Gomide agradeceu a presença dos vereadores e afirmou que a parceria entre a Câmara e a Prefeitura é importante para o desenvolvimento da cidade. “Podemos olhar de perto as necessidades e dar uma velocidade adequada e entregar as obras dentro do prazo previsto”.

O presidente da Câmara finalizou o momento analisando a importância das cobranças que a Casa têm feito, principalmente após a realização do projeto Câmara nos Bairros. “Essas obras que estão sendo construídas na área da educação, são frutos de solicitações vindas dos moradores durante nossas reuniões. Ficamos muito felizes e agradecidos pela oportunidade. Certamente vamos repercutir o que vimos na Câmara”, encerrou.

 

 

registrado em: