Câmara sedia fórum permanente que objetiva assegurar atenção oncológica aos pacientes com câncer em Anápolis
Câmara sedia fórum permanente que objetiva assegurar atenção oncológica aos pacientes com câncer em Anápolis
A adoção de medidas eficazes para melhorar o atendimento a pacientes de câncer em Anápolis foi o tema central do 1º Fórum Permanente de Atenção Oncológica em Anápolis, realizado na noite desta segunda-feira (19.fev), no Plenário Teotônio Vilela, da Câmara Municipal de Anápolis.
A iniciativa foi da vereadora Professora Geli Sanches (PT), fundadora da Associação dos Voluntários de Anápolis no Apoio as Pessoas com Câncer (AVAPEC). Participaram do evento os vereadores e representantes da Comissão da Saúde do Legislativo, Elinner Rosa (PMDB), Lélio Alvarenga (PSC), e Deusmar Japão (PSL).
Também estiveram presentes especialistas da área de saúde do município, como o assessor administrativo da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, Renato Pereira Souza; a supervisora administrativa da unidade oncológica de Anápolis Dr. Mauá Cavalcante Sávio, Alessandra de Souza Castro; o cirurgião pediatra, doutor Olegário Indemburgo da Silva Rocha Vidal, entre outros.
Segundo Geli Sanches a diretoria da associação decidiu por realizar um Fórum a cada dois meses com a participação das pessoas responsáveis e interessadas pelo atendimento oncológico em Anápolis. Assim, seria possível identificar rapidamente onde estão os gargalos neste setor.
O objetivo, revela Geli Sanches, é que o tratamento chegue o mais breve possível à pessoa que necessita. "Estamos começando de forma muito discreta, com intuito de que esse fórum cresça. Esta é a razão da reunião ser realizada aqui na Câmara Municipal. Queremos que a comunidade fique sabendo e que venha participar da Associação, das reuniões e dos fóruns que serão realizados", concluiu a parlamentar.
A vereadora Elinner Rosa informou que a oncologia é um dos principais problemas no município, "temos buscado ouvir todas as pessoas envolvidas, tanto os pacientes quanto as instituições que prestam serviço para o SUS e também as pessoas que querem ajudar de alguma forma”.
Os presentes entenderam que o Fórum é de “extrema importância” para todos, especialmente para a Secretaria de Saúde, que representa um braço essencial de apoio ao projeto. “Vejo isso com bons olhos, parabenizo a vereadora Geli pela iniciativa e, como sempre, me coloco a disposição no que eu puder ajudar na condição de empresária do ramo e como vereadora", encerrou.
O pastor Valber Barreto de Queiroz, presidente da AVAPEC, contou que em 6 de outubro de 2017 foi realizada audiência pública na Câmara Municipal, na qual foi discutido amplamente o tema sobre tratamento oncológico em Anápolis. Naquela oportunidade, concluíram que a melhor forma de acompanhar as resolutivas que saíram dessa audiência seria por meio de um Fórum como o realizado agora.
Segundo ele, o Fórum deve ser realizado a cada dois meses. “Teremos este tempo para trabalharmos nas adequações que saírem desses Fóruns, assim faremos a oncologia em Anápolis crescer e atender os 59 municípios que são pactuados com a nossa cidade” afirmou.
Os vereadores objetivam maiores parcerias entre os poderes Legislativo e Executivo, a fim de que políticas públicas se intensifiquem para que a pessoa que sofre com o câncer tenha o atendimento adequado, rápido e eficaz.