Câmara sedia audiência pública pelo Dia da Consciência Negra

por cma — publicado 18/11/2011 00h00, última modificação 22/06/2016 10h44
Os vereadores Valmir Jacinto (PTC), Domingos Paula (PTB) e Mauro Severiano (PDT) participaram da reunião que refletiu a desigualdade racial no município Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Câmara Municipal de Anápolis, por meio do deputado estadual Carlos Antônio, sediou na manhã desta sexta-feira (18/11), audiência pública a favor da igualdade racial no município. A reunião contou com a participação dos vereadores Mauro Severiano (PDT), Domingos Paula (PTB) e Valmir Jacinto (PTC), que nesta semana também realizou audiência pública para discutir sobre o mesmo assunto na Casa.
Câmara sedia audiência pública pelo Dia da Consciência Negra

Câmara sedia audiência pública pelo Dia da Consciência Negra

A Mesa Diretora foi composta pela assistente social da Superintendência de Igualdade Racial (SUPIR), Marilene Martins, o representante da União dos Negros (UNEGRO), Edergênio Vieira, o diretor da secretaria municipal de Indústria e Comércio, Ilmar Lopez, e a representante da Subsecretaria Regional de Educação, Kátia Caixeta.  

O trabalho foi conduzido pelo deputado que argumentou sobre a necessidade de debater o assunto. “Várias manchetes sobre discriminação foram expostas esta semana nos noticiários, o que acaba nos obrigando a refletir sobre o tema.”, disse. O deputado ainda destacou que debates como esses, podem emergir soluções eficazes para a questão da valorização da consciência negra, para a implantação de medidas que visem compensar toda forma discriminatória.

Carlos Antônio explicou aos presentes alguma das atividades e leis existentes no Brasil a favor da igualdade racial. No âmbito federal existe o programa Diversidade na Universidade, como também o Programa Nacional de Ações Afirmativas. Já em 2010, instituiu o Estatuto da Igualdade Racial, que garante a igualdade de oportunidades.

 No Estado, a Lei 14.832 fixa cotas para negros nas instituições de ensino superior como também a Semana da Cultura Negra. Outra ação é a Lei 16.239 que institui calendário cívico cultural do Estado de Goiás e o Dia a Semana Estadual da Consciência Negra.  

Para Valmir Jacinto a discriminação visual é o que fazem os negros sentirem discriminados.  Jacinto ainda disse que audiências como estas ajudam a “levantar a autoestima do negro” e também a combater desigualdade.

O vereador Mauro Severiano durante sua fala destacou que sente orgulho de sua cor. Para Domingos Paula, a Câmara é o melhor local que o deputado poderia ter escolhido para detaber sobre o assunto.

De acordo com Edergênio Vieira, o dia 20 de novembro  é uma data especial para todos e que neste ano os negros receberam apoio da ONU. De acordo com ele, as leis existentes em beneficio aos negros são frutos das articulações do movimento negro. Para ele, o desafio agora é implantar políticas publicas que garantam a igualdade. “Tenho um sonho que os meus filhos não sejam julgados pela cor da pele e sim pelo caráter. Raça humana só existe uma, o que no difere é a nossa cultura. Brancos e negros devem viver harmoniosamente”, completou.

Ao finalizar a audiência, Carlos Antônio ressaltou que a consciência começa respeitando o próximo. “A cor é apenas uma tonalidade, não quer dizer que um é melhor do que o outro. Vamos tratar todos iguais assim tomaremos um rumo diferente”, destacou Carlos.

Fotos

 

 

registrado em: