Câmara se integra ao programa Criança Feliz e participa de encontro com famílias beneficiadas

por orisvaldo — publicado 09/05/2019 11h50, última modificação 09/05/2019 11h53
Câmara se integra ao programa Criança Feliz e participa de encontro com famílias beneficiadas

Câmara se integra ao programa Criança Feliz e participa de encontro com famílias beneficiadas

Os vereadores Domingos Paula (PV) e Jean Carlos (PTB), representaram a Câmara Municipal de Anápolis no primeiro encontro com as famílias do programa ‘Criança Feliz’, da Prefeitura Municipal, na manhã desta quinta-feira (9.mai), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Jardim Alvorada. O presidente da Câmara, Leandro Ribeiro (PTB), também esteve no início do evento, para reforçar o apoio do Legislativo anapolino ao programa. 

O evento teve presença do vice-prefeito, Márcio Cândido (PSD); a primeira dama, Vivian Albernaz; a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eerizânia Freitas Lobo; a promotora da Infância e da Juventude, Carla Brant Sebba Roriz; os conselheiros tutelares, Etiene Garcez e Lucas Soares; e a palestrante do dia, médica pediatra Gina Tronconi. 

O programa ‘Criança Feliz’ acompanha o desenvolvimento da criança na primeira infância, de zero a 72 meses. Serve para facilitar o acesso de gestantes e crianças aos serviços públicos necessários para alcançar qualidade de vida. Os agentes fazem visitas às residências, levando informações e serviços nas áreas da saúde, assistência social, direitos humanos, educação e cultura. 

A secretária Eerizânia Freitas Lobo, em seu pronunciamento, destacou a importância do programa em levar qualidade de vida às crianças e famílias. “O Criança Feliz promove o fortalecimento das famílias em relação aos cuidados e proteção às crianças”, disse. O vice-prefeito Márcio Cândido falou sobre a característica do programa em levar alegria às crianças e protegê-las das “forças do mal que estão soltas por aí”. 

A promotora Carla Brant comemorou que, em tempos difíceis, ainda é possível aplicar o Estatuto da Criança e do Adolescente, e a Constituição Federal, naquilo que importa às crianças nos primeiros meses de vida, “com intuito de formar cidadãos felizes e pessoas do bem”. A primeira dama Vivian Naves ressaltou a importância dos parceiros que se somam à Prefeitura para executar programas como o ‘Criança Feliz’. 

O vereador Domingos Paula reconheceu o trabalho social comandado pela primeira dama Vivian Albernaz e pela secretária Eerizânia Freitas. Segundo ele, a Câmara Municipal de Anápolis é parceira nas ações sociais, especialmente aquelas voltadas à proteção e apoio ao bom desenvolvimento da vida das crianças. “É gratificante ver a satisfação das mães e dos pais com o amparo que recebem do programa, e o sorriso inocente e verdadeiro no rosto das crianças”, disse. 

Para o vereador Jean Carlos um dos mais importantes fatores que marcam esse programa do Município é a garantia dos direitos das crianças desde a gestação. Segundo ele, a primeira dama Vivian Albernaz realiza trabalho “discreto e suave”, mas com resultados transformadores na área social. “Nossa responsabilidade como agentes públicos é apoiar iniciativas como essa, que realmente trazem benefícios para as famílias e na formação das crianças”, explicou. 

A secretaria municipal de Desenvolvimento Social informa ainda que o ‘Criança Feliz’ tem outro papel essencial, que é o reforço à implementação do Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016). Este instrumento estabelece a necessidade em integrar os esforços da União, dos estados, dos municípios, das famílias e da sociedade, com objetivo de promover os direitos das crianças.  O encontro desta quinta-feira reuniu famílias que já aderiram ao programa.

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação)