Câmara realiza Sessão Solene para lançar Livro “A História da Educação em Anápolis” do Cepedoc

por geovana — publicado 16/10/2019 15h57, última modificação 16/10/2019 15h57
Câmara realiza Sessão Solene para lançar Livro “A História da Educação em Anápolis” do Cepedoc

Câmara realiza Sessão Solene para lançar Livro “A História da Educação em Anápolis” do Cepedoc

Na noite de terça-feira (15.out), a Câmara Municipal de Anápolis realizou Sessão Solene para lançar o livro “A História da educação em Anápolis”, do Centro de Pesquisa e Documentação (Cepedoc) do Poder Legislativo, idealizado pelo Professor mestre em Educação e Historiador, Diogo Jansen Ribeiro. A iniciativa foi do presidente da Casa, vereador Leandro Ribeiro (PTB).

O autor do livro, Diogo Jansen, contou que começou a escrever o livro quando fazia mestrado em Educação na Universidade Estadual de Goiás. “A princípio, localizamos os documentos a partir de uma orientação da UEG, contextualizamos e pesquisamos muito para chegar ao resultado final. Estou muito emocionado em lançar esse livro na Fama, onde sou professor, através de uma solenidade da Câmara, que dialoga com a comunidade anapolina. Esse livro conta uma parte da história da cidade e agradeço a todos que contribuíram para concretizar esse sonho”, disse.

O vereador Teles Júnior (PMN) presidiu a solenidade. O parlamentar parabenizou a iniciativa da Câmara de valorizar o Centro de Pesquisas e Documentação. “Essa solenidade traz a história do Poder Legislativo de uma forma transparentes. É muito importante para toda a sociedade anapolina”, destacou.

O vereador Lisieux José Borges (PT), que presidiu a Câmara no biênio de 2015 a 2016, falou do resgaste de documentos para o Centro de Pesquisas. “Muitos documentos estavam mal alojados e deteriorando. Entendemos que boa parte da história da cidade passa pela Câmara Municipal e esses registros precisavam ser resgatados. Passamos por processos para agilizar o processo para digitalização, para facilitar para estudantes, jornalistas, historiadores e quaisquer que queiram pesquisar os arquivos. Me sinto orgulhoso em poder contribuir com um arquivo tão importante para Anápolis”, afirmou.

A vereadora Professora Geli (PT), presidente da Comissão de Educação da Câmara, destacou que esse estudo resgata a história da cidade. “Qualquer investimento em educação e em resgate da história é muito importante para valorizar a formação das pessoas. Parabenizo a Câmara pelo apoio ao livro, e sobretudo o escritor, que cuida dos documentos do Poder Legislativo com muito carinho e cuidado”, ressaltou a parlamentar.  

O evento foi realizado no auditório da Faculdade Metropolitana de Anápolis (Fama) e contou com a participação dos vereadores Luiz Lacerda (PT), Fernando Paiva (PODE), Luzimar Silva (PMN), João Feitosa (PTB) e Wederson Lopes (PSC); deputado estadual Amilton Filho (SD);  vice-prefeito Márcio Cândido (PSD); delegadas Cynthia Crystiane  Alves Costa,  Geinia Maria Etherna e Marisleide Santos; servidores da Câmara Municipal, professores e alunos da Fama, com grande participação dos cursos de pedagogia e jornalismo.

O primeiro livro foi dedicado à Biblioteca da Faculdade Fama. O representante da diretoria da instituição, Reinan de Oliveira Cruz, comentou que o lançamento de um livro de um professor da Fama fortifica os cursos. “Estamos comemorando o dia dos professores hoje, e este livro traz um pouco da nossa história. Poder mostrar isso para a população acadêmica da Fama é muito benéfico. É uma honraria muito grande para todos que se destacam na educação”, declarou.

Todos os membros da Mesa Diretora assinaram o livro dedicado à Fama. O público presente também ganhou exemplares.

Fotos: Ismael Vieira