Câmara realiza ações relacionadas à programação do “Outubro Rosa”, para conscientização da prevenção ao câncer de mama
Fechando o mês de outubro, a câmara realizou ação voltada para as servidoras do poder legislativo, para esclarecer, orientar e conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, na manhã de sexta-feira (29.out).
E para alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce, as mulheres da casa contaram com uma palestra ministrada pelo médico João Bosco, membro da academia brasileira de mastologia.
“O câncer de mama é o que mais incide e mata as mulheres, então o mês de outubro é para sensibilizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce, importância de procurar o diagnóstico precoce. Temos que chamar a atenção e colorir o mundo de rosa”.
O médico explicou que o câncer de mama incide mais após os 40 anos, e a grande incidência é acima dos 50 anos. “Recomendamos que se faça mamografia após os 40 anos e fazer o autoexame uma vez por mês. A chance de cura é maior quando a descoberta é no início”, esclareceu.
A iniciativa partiu da Mesa Diretora. O presidente Leandro Ribeiro (PP) cumprimentou os servidores pelo dia do servidor (comemorado em 28 de outubro) e também fez um alerta para as mulheres da Casa. “Parabenizo todos os servidores, que realizam todo o funcionamento do Legislativo. Essas ações de conscientização é apenas um evento para que as mulheres tomem mais conhecimento. Sabemos que as mulheres exercem várias funções, e esquecem da própria saúde. Que todas tenham consciência da importância do auto cuidado”, disse.
Andreia Rezende (SD), primeira secretária da Mesa, comentou que é uma alegria finalizar outubro com um evento grandioso como esse. “Acontecimento importante para dividir conhecimento. A mensagem que quero deixar para as mulheres, que trabalham tanto na Câmara, para que se preocupem com suas saúdes física e mental. Passamos por dois anos muito difíceis, e deixamos de fazer acompanhamento médico. Temos que nos cuidar para não adoecer. Esse evento mostra a importância de cada um de nós”, frisou a parlamentar.
A acadêmica do curso de enfermagem, Luciane Oliveira Araújo demonstrou como o autoexame deve ser realizado. “Lembrando a todas que o autoexame deve ser realizado uma vez por mês, após o período menstrual. Para as mulheres que estão na menopausa, devem marcar um dia por mês para fazer o autoexame”, detalhou.
Para a servidora da Casa, Danielly Chaves, essa iniciativa chama a atenção para os cuidados com a saúde. “Foi muito importância. No nosso dia a dia, esquecemos um pouco da prevenção. Trabalhamos, cuidamos de casa, e de tantas outras coisas. Esse tipo de palestra nos faz refletir o quanto o câncer acontece em várias mulheres e é perigo. Adorei a palestra, o café da manhã e a Câmara ficou linda. Temos que ter mais eventos assim”
A ação contou ainda com limpeza de pele, aferição de pressão, maquiagem, ginástica laboral, demonstração de semijoias, e as servidoras da Casa ganham brindes.
Os vereadores Domingos Paula (PV), Jakson Charles (PSB), Cleide Hilário (Republicanos), Seliane da SOS (MDB), Thais Souza (PP), Cabo Fred Caixeta (Avante), e João da Luz (DEM).