Câmara celebra o Dia do Orgulho Autista

por Júlio César publicado 19/06/2021 12h50, última modificação 05/08/2021 18h16
Câmara celebra o Dia do Orgulho Autista

Câmara celebra o Dia do Orgulho Autista

A Câmara Municipal de Anápolis promoveu, nesta sexta-feira (18.jun), homenagem ao “Dia do Orgulho Autista”. O evento, que aconteceu no Plenário Teotônio Vilela, teve a iniciativa do vereador Reamilton Espíndola (Republicanos).

Alex Martins (PP), Cabo Fred Caixeta (Avante) e Delcimar Fortunato (Avante) foram outros parlamentares que compuseram também a mesa diretiva. A secretária municipal Eerizânia Freitas estava ainda entre as autoridades.

De acordo com o autor da propositura, a ideia, com a promoção do evento, é tentar colocar para a comunidade, que o autista não é deficiente, mas, sim, diferente. Para ele, havia uma imaginação do que o sistema público pensava. Agora, dentro dele, percebeu que vale lutar por vários objetivos, no entanto, está ciente que nada é fácil. “Não vamos desistir”, insistiu o vereador.

Reamilton, várias vezes em seu discurso, reiterou que o autismo não é uma doença. Entretanto, é uma diferença. Ele lembrou que entidades e associações mundo a fora, têm trazido esse novo olhar. “Orgulhamos de quê?” Das conquistas, das leis, dos amparos. Antes, por exemplo, os autistas eram deficientes intelectuais. Hoje, são de movimentos”.

Segundo ele, enquanto representante do Poder Legislativo, os políticos não têm a tarefa de construir as leis, com também de buscar a aplicabilidade das leis. “É uma forma de atuação dos vereadores”.

Reamilton garantiu que, antes de entrar para a política, lutou bravamente para ajudar o público autista, no entanto a disposição e a coragem se fortaleceram quando uma pessoa diferente, mas muito valorosa, estava no meio de sua vida pessoal, que é exclusiva: o filho Reydner. Por isso, a conscientização tem todo poder de engajamento.

Outro vereador que comunga do mesmo trabalho de Reamilton é Fred Caixeta. Para ele, o espectro autista tem de ser valorizado. Segundo ele, o evento foi de suma importância para trazer mais conhecimento para todos nós do Legislativo, do Executivo e da população. Ele acredita que o respeito é fundamental e que políticas públicas geram inclusão e maior qualidade de vida  para essas pessoas.

Falas femininas

Ana Paula Berardo, neuropediatra, responsável por uma palestra, disse que essa data é para lembrar quem são os autistas e onde estão esses autistas. “A gente conhecendo o que é, sabendo os direitos que eles têm, se inteirando  das políticas públicas, para  tratar da criança quando ela tem um diagnóstico e aí ela necessita do devido tratamento”discorreu.

Ela discorreu que esse público necessita de todo um olhar diferenciado até o crescimento de uma criança, se tornando um adolescente e, posteriormente um adulto, que vai ser inserido no mercado de trabalho, com as suas particularidades, mas os mesmos sonhos de qualquer pessoa.

Simone Pescara, representante do Colégio Estadual Zeca Batista, afirmou que trabalha com o público autista todos os dias. Segundo ela, a sociedade precisa conhecer e divulgar esse público importante. Esse dia, para ela, é para ser direcionado à conscientização e ao conhecimento do transtorno do espectro autista.

A APAE enviou Nancy Oliveira como representante, no lugar do presidente Vander Lúcio. Na visão dela, é uma honra ser convidada para participar da data, que é importante para a sociedade. Ela destacou, que a associação da qual faz parte, presta atendimento aos autistas há muitos anos. Então, é importante celebrar esse momento. “Os momentos são próprios para discutir e divulgar o crescimento do assunto”, avaliou.

Eerizânia Freitas salientou que, a partir de uma data como essa,  a população possa refletir acerca da importância das pessoas partirem para a prática quando o assunto é inclusão. Mais do que nunca, segundo ela, a união dos poderes Executivo, Legislativo, juntamente com todas as organizações da sociedade civil, se transformará numa execução dentro município.

Na ótica dela, o Poder Municipal implantará a curto prazo essa realidade de inclusão e de saúde pública, a partir das propostas do vereador Reamilton. De acordo com ela, essa data marca a possibilidade de refletir o assunto , para que o discurso se prática.

 

Resumo “Orgulho autista”

A programação do evento, organizada “como se lembrasse” um evento cristão, depois da abertura, Reamilton Espíndola deu as boas vindas à plateia. Houve um musical, com Janaina Athayde, que emocionou a todos com seu talento vocal e inspiração de fé. O tema autista foi melhor trabalhado, tanto na parte teórica quando na área prática, pela doutora Ana Paula Berardo. Na sequência, houve a entrega dos certificados pela equipe do Cerimonial do Poder Legislativo, até o encerramento e o agradecimento do autor da proposta.

 

Relação de pessoas e instituições homenageadas

Instituto de Medicina do Comportamento Eurípedes Barsanufo – INMCEB

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Anápolis – APAE

Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Anápolis – ASPAA

Espaço Florescer – Ambulatório Municipal de Saúde Mental

Centro de Atenção Psicossocial Crescer – CAPS CRESCER

Projeto Refazer – Escola Estadual Zeca Batista

Therapies Love Kids

Casa Joana

Universidade Evangélica de Goiás – Unievangélica

Faculdade Metropolitana de Anápolis

Faculdade Anhanguera de Anápolis

 

 

Foto: Guto Neves