Câmara Municipal prestigia entrega de Castramóvel e assinatura de convênio para castração de animais domésticos

por julio — publicado 11/12/2019 17h25, última modificação 11/12/2019 17h31
Câmara Municipal prestigia entrega de Castramóvel e assinatura de convênio para castração de animais domésticos

Câmara prestigia entrega de Castramóvel e assinatura de convênio para a castração de animais

 

 

A Câmara Municipal de Anápolis participou da entrega do Castramóvel à população, por parte da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, e da assinatura de convênio com clínicas veterinárias da Cidade, para a realização de cirurgias. Realizado na noite desta terça-feira (10.dez), o evento ocorreu na Praça Dom Emanuel e contou com público, em sua maioria, formado por representantes de organizações não-governamentais de defesa dos animais.

O Castramóvel é um ônibus adaptado com salas de cirurgia, de medicação pré-anestésica, de assepsia e autoclavagem, sistema de aquecimento, oxigênio e ventilação mecânica, entre outros equipamentos necessários para o procedimento de castração de animais. O veículo, que custou cerca de R$ 480 mil, foi angariado por meio de recursos do tesouro municipal e a outra metade veio de emenda parlamentar do deputado federal à época, Alexandre Baldy.

O convênio foi firmado com as seguintes clínicas veterinárias: Animais e Cia, Haney e Vética. Na oportunidade, representantes das empresas, credenciadas via chamamento público, assinaram o acordo com o prefeito Roberto Naves, acompanhado ainda do secretário municipal de saúde, Lucas Leite.

A unidade móvel para a castração de animais domésticos vai se somar às clínicas veterinárias escolhidas por meio de credenciamento e também ao centro cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses e Bem-estar Animal, inaugurado no mês de julho.

De acordo com Thais Souza (PSL), que é defensora da causa animal, Anápolis abriu hoje um grande precedente na história do estado de Goiás. Ela destacou que a Prefeitura é a primeira a se interessar pela matéria, por isso merece o título de pioneira em relação à saúde pública e a política de animais. “São vários animais beneficiados, principalmente os donos de baixa renda e de pessoas carentes. Está constatado, cientificamente, que a única forma de conter a natalidade dos animais é com a castração pública eficiente”, pontuou a vereadora.

Para Fernando Paiva (Podemos), a entrega do Castramóvel e a assinatura do convênio permitem uma prestação de serviço com qualidade. Na visão dele, o município prova que não deseja competir com clínicas particulares e a meta é atingir toda a Cidade, principalmente a periferia. Domingos Paula (PV) elogiou o trabalho da vereadora Thais Souza e que, se não fosse sua atuação, a parceria, provavelmente, não existiria. Lélio Alvarenga (PSC) e Pastor Elias Ferreira (PSDB) compareceram também à solenidade.

Em seu discurso, Roberto Naves externou que o Castramóvel está equipado com todo o aparato para o atendimento à população de baixa renda, que tenha animal doméstico e visa evitar a procriação. “Dessa forma, a gente combate os animais soltos, os que sofrem nas ruas. É uma política pública que nós precisávamos, que acreditamos e estamos investindo”, avaliou o prefeito.

O mandatário municipal salientou ainda que a Prefeitura almeja reduzir a população de rua desses animais e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida daqueles que ainda existem. Roberto Naves falou também que, a partir desta quarta-feira, mais de três mil animais em situação de rua passarão pelo procedimento de castração. “A nossa preocupação é com o bem-estar animal”, resumiu.

 

Foto: Guto Neves