Câmara prestigia abertura do 1º Copão Miguel Squeff e inauguração de complexo esportivo
Os vereadores Domingos Paula (PV) e Américo Ferreira (PSDB) representaram a Câmara Municipal de Anápolis, na manhã deste domingo (24.nov), na abertura do 1º Copão Miguel Squeff de futebol varzeano. O desfile oficial das equipes contou com representantes de mais de 80 equipes, de futebol de campo e society, no Complexo Esportivo do Jardim das Américas 1ª etapa. A realização do campeonato é da Prefeitura de Anápolis.
Domingos Paula ressaltou a importância do Copão. ‘‘Depois de 27 anos houve uma abertura de uma competição do varzeano. O esporte está mais forte nos bairros’’, disse. Já Américo mencionou a quantidade de atletas envolvidos. ‘‘Quase dois mil jogadores no campeonato. É gratificante participar de um Copão com premiação para os times, além da disponibilização de uniformes, redes, arbitragem e bolas’’, conclui.
O prefeito Roberto Naves destacou a presença do legislativo e falou do objetivo do Copão Miguel Squeff. ‘‘Quero agradecer as presenças dos vereadores Dominguinhos e Américo, e também o apoio do presidente da Câmara, Leandro Ribeiro. O que todos queremos é levar o esporte para os quatro cantos da cidade’’, afirma. O secretário Municipal de Esportes, Karim Abrahão, admitiu que ‘‘o esporte nunca viveu um momento de consolidação como agora’’.
A Câmara de Anápolis é parceira de todos os projetos que envolvem o incentivo e a valorização do esporte em Anápolis. Os vereadores debatem e votam constantemente leis que asseguram investimentos. O Poder Legislativo entende que apoiar o esporte, mais que gerar lazer e entretenimento, é promover desenvolvimento social, cultural e de formação humana. Pela Câmara passaram vários projetos de iniciativa do Executivo, como o Esporte em Ação, Torcida Premiada e Bolsa Atleta.
HOMENAGEM
O Copão Miguel Squeff tem esse nome em homenagem a um dos principais cronistas esportivos de Goiás. Miguel Jorge Squeff. Nasceu em1946. Começou a trabalhar na rádio do Colégio São Francisco, ainda adolescente, como repórter. Seu primeiro emprego como jornalista foi aos 18 anos, na Rádio Santana. Sua história como narrador começou em 1971. Trabalhou nas extintas Rádio Carajá e Rádio Sant’Anna, depois nas rádios Imprensa, Manchester e São Francisco.
Em 1979 fundou sua empresa de comunicação. A partir da década de 1980 se transformou em empresário, terceirizando programas de rádio. Trabalhou na antiga TV Tocantins, na virada das décadas de 1970 para 1980. Cobriu em 1989 a Copa Sul-Americana e, em 1990, a Copa do Mundo da Itália. Nos últimos anos comandava a equipe de esportes Titulares da São Francisco.
Na vida pública foi secretário de esportes das gestões dos ex-prefeitos Wolney Martins e Pedro Sahium, e do interventor Alcides Rodrigues. Também era sócio de uma cerâmica. Ao todo foram 54 anos de carreira. É autor de jargões famosos como “Tá lá dentro” e “pode vibrar torcida Rubra/Tricolor”. Faleceu em 17 de junho de 2018, aos 72 anos, depois de lutar contra um câncer.
(Foto: Carlos Pasti - colaborou Igor Nery / Assessoria de Imprensa Secretaria de Esportes)