Vereadores prestigiam entrega de ampliação do HUANA

por Rubens Júnior — publicado 02/04/2018 11h20, última modificação 02/04/2018 15h15
Vereadores prestigiam entrega de ampliação do HUANA

Vereadores em evento de entrega de obras do HUANA

Foi inaugurada no início da tarde de segunda-feira (2.abr), a estrutura de ampliação e o novo  auditório no Hospital Estadual de Urgências de Anápolis (HUANA) Dr. Henrique Santillo.

Em uma festividade com a presença dos vereadores, presidente da câmara, Amilton Filho (SD), Governador Marconi Perilo, Vice-Governador José Élinton, Ministro das Cidades Alexandre Baldy, Senadora Lúcia Vânia (PSB), prefeito Roberto Naves e vice-prefeito Márcio Cândido, além de secretários e deputados federais e estaduais, foram entregues à população as ampliações do HUANA.

A solenidade  ocorreu no novo auditório Dr. Henrique Santillo e contou com a presença de toda a direção da unidade, além da diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis além de muitos visitantes.

O presidente  Amilton Filho destacou que a ampliação do Hospital de Urgências é um marco para a cidade de Anápolis, numerando as características que mais o chamou a atenção “mais leitos e aparelhos para atender a nossa população, eu não tenho dúvida que saúde dá um grande salto de qualidade hoje” frisou.

O prefeito em seu discurso apontou que a saúde no município precisa de melhora, mas que depende ainda da pactuação do governo federal e os municípios. “Hoje para o município ainda é uma carga muito grande” afirmou o prefeito. Também aproveitou a presença dos representantes federais para que façam gestão com a união, para que reforce o auxílio aos municípios.

Em sua fala o ministro Alexandre Baldy, enalteceu o trabalho da direção do HUANA, relembrando as dificuldades passadas até que a obra fosse finalizada, também destacou o repasse do valor de R$ 240 mil para a aquisição do castramóvel, cujo projeto foi apresentado pela vereadora Thaís Souza (PSL), aprovado por unanimidade e sancionado pelo prefeito Roberto Naves.

O governador apresentou a trajetória da unidade, desde sua criação em 2005 até hoje, expondo os valores aplicados. Informou em seu discurso que assumiu o governo com 7 unidades hospitalares estaduais, agora são 22 em todo o Estado.

Participaram do evento os vereadores Lélio Alvarenga (PSC), Pastor Elias (PSDB), Thaís Souza (PSL), Américo (PSDB), Mauro Severiano (PSDB), Valdete Fernandes (PDT), Fernando Paiva (PODE), João da Luz (PHS), Jakson Charles (PSB), Jean Carlos (PTB), Leandro Ribeiro (PTB) e o vereador Deusmar Japão (PSL).

A partir de agora, o HUANA contará com mais 69 leitos, desses 15 serão na Unidade de Terapia Intensiva – UTI, com um total de 7.808,26 metros quadrados de área construída, a aplicação fez transformações nas áreas de urgência, central de material e esterilização (CME) e áreas de apoio como cozinha, refeitório e lavanderia.

Além das ampliações em todas as áreas do hospital, foram construídas novas alas para UTIs e enfermarias, duas salas de centro cirúrgico, sala de recuperação anestésica com 12 leitos, nova ala para administrativo, apoio, novo auditório e heliponto.