Câmara participa do lançamento do sistema Prefeitura 24 Horas
O presidente da Câmara Municipal, vereador Dominguinhos do Cedro (PV), e o vice-presidente e líder do prefeito no Legislativo, vereador Jakson Charles (PSB), participaram nesta terça-feira (19.dez), do lançamento do sistema ‘Prefeitura 24 Horas’ e do anúncio sobre o novo horário de atendimento presencial nos órgãos da Prefeitura de Anápolis, feito pelo prefeito Roberto Naves (Republicanos).
O sistema Prefeitura 24 Horas, de atendimento online dos procedimentos contidos na Carta de Serviços da administração municipal, já está em funcionamento, e, a partir desta quinta-feira, 21, o atendimento presencial nos órgãos da Prefeitura de Anápolis passa a ser feito do meio-dia às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
A central de atendimento do Prefeitura 24 Horas funciona nas instalações da Galeria Deck Jundiaí, na Avenida Minas Gerais, 284, Bairro Jundiaí e disponibiliza mais de 360 serviços à população, independentemente do dia e do horário. O usuário, para solicitar atendimento, deve acessar o sistema por meio do site oficial da Prefeitura: www.anapolis.go.gov.br.
O sistema conta com um banco de dados pelo qual podem ser analisadas todas as movimentações feitas pelos usuários, de forma inteligente, “para que sejam tomadas as melhores decisões”. Naves disse, por exemplo, que será possível monitorar o tempo de resposta do atendente à solicitação feita pelas pessoas. Segundo ele, hoje esse tempo é de 2h30, desde que o usuário forneça todas as informações e documentos necessários.
A estrutura da central de atendimento do sistema Prefeitura 24 Horas, segundo o prefeito, é moderna e funcional. Foram feitos investimentos relevantes em tecnologia e informatização. A internet, antes disponível apenas via cabo, agora também é fornecida via rádio. “Como o serviço da Equatorial [Energia] não é de boa qualidade, para não correr o risco de ficar sem energia elétrica, implantamos um gerador”, disse Naves.
Ao mesmo tempo podem ficar operacionais pelo menos 80 terminais de atendimento, que são manuseados por 120 servidores, especificamente treinados e qualificados para esse ofício. A coordenação do sistema está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Integração Social, Esporte, Cultura, Trabalho, Emprego e Renda, que tem como secretária Eerizania Freitas.
Dominguinhos do Cedro e Jakson Charles avaliaram que o novo serviço representa um avanço na relação da administração com a população, agiliza e qualifica o atendimento. Ao mesmo tempo, disse, a Prefeitura se adequa à realidade econômica atual, em que os municípios têm que ser criativos para driblar a falta de recursos, em função da redução dos repasses de FPM e ICMS.
ATENDIMENTO
O novo horário de atendimento físico da Prefeitura – do meio-dia às 18 horas – é executado em caráter experimental pelo período de 30 dias. E é aplicado apenas aos serviços meio, não essenciais. Roberto Naves disse que os serviços essenciais [como unidades de saúde, hospitais, escolas etc.) permanecem com o funcionamento normal.
“Precisamos de um tempo para que a população se adapte ao novo horário. A exemplo do que já ocorre nas agências bancárias, no Tribunal de Justiça de Goiás, no Ministério Público, entre outros, que já adotaram esse modelo”, disse o prefeito.
A mudança, segundo Naves, objetiva qualificar o atendimento, dar mais conforto aos cidadãos, agilizar os serviços. “Quando limitamos o horário de funcionamento, conseguimos economia sobre o custeio da Prefeitura. Temos quantidade menor de mão-de-obra, de gratificação e hora extra. O serviço mais enxuto gera mais resolutividade, e custa menos”, comentou.
Nos próximos 30 dias, também em caráter experimental, disse Roberto Naves, a Prefeitura vai adotar o regime de trabalho home office e de teletrabalho aos servidores. O secretário de cada pasta vai definir quem são os servidores e quais os serviços podem aderir ao trabalho à distância. “Após um mês, a definição sobre o que se adaptou melhor será mensurada pelos números e o dia a dia da Prefeitura”, explicou o chefe do Executivo.