Câmara participa da inauguração da Unidade Básica de Saúde do Bairro São José

por Júlio de Paula — publicado 16/03/2019 09h20, última modificação 16/03/2019 09h20
Câmara participa da inauguração da Unidade Básica de Saúde do Bairro São José

Câmara participa da inauguração da Unidade Básica de Saúde do Bairro São José

A Câmara Municipal de Anápolis participou, com a presença de 17 dos 23 vereadores, da inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) São José/Jardim Petrópolis, nesta quinta-feira (14.mar), na Praça Joaquim Xavier de Almeida, no Bairro São José. A presença maciça dos vereadores demonstra a importância deste benefício. A nova sede, que possui mais de 500 metros quadrados de área construída, vai gerar mais qualidade e economia aos cofres públicos, e visa beneficiar cerca de sete mil pessoas na Região Oeste de Anápolis. 

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Leandro Ribeiro (PTB), a obra, que estava parada há anos, agora não é mais promessa, mas uma realidade. Na visão dele, é muito importante esta unidade de saúde, porque ela apresenta a estrutura que a população merece. “Nós queremos fazer isso também em outros bairros da Cidade, ainda mais que a população precisa de muito carinho e atenção”, discorreu o vereador. 

Lisieux José Borges (PT), vereador que representa aquela região da cidade, não escondeu a satisfação com a entrega da nova obra. Ele participou do processo de instalação da nova unidade. “Representa mais conforto, mais dignidade à comunidade, que está feliz com este evento, considerado uma oportunidade para receber uma obra de tamanha magnitude. A obra é grande, bem feita e vai aumentar a qualidade e a quantidade de atendimentos”, completou o vereador, ressaltando que o alcance social é muito interessante nessa região do município. 

João Feitosa (PTB) reconheceu a crise pela qual a área passa no País e creditou a valorização da saúde ao prefeito de Anápolis, que se mostrou preocupado com a pasta. Wederson Lopes (PSC) disse que os vereadores têm lutado por investimentos e Roberto Naves deu a resposta com essa inauguração, pois amplia o atendimento no momento de uma grande reestruturação. Pastor Elias Ferreira (PSDB), reconheceu que a população aguardava a obra há um bom tempo e só tende a ganhar a partir de agora. 

Lélio Alvarenga (PSC) disse que a saúde é tão criticada no Brasil, que uma obra, como essa, enche os olhos, principalmente porque o atendimento será imediato. Jean Carlos (PTB) salientou que a unidade oferecerá saúde plena, com estrutura física e profissionais capacitados. Teles Júnior (PMN) falou que a obra é um presente à população, para atender a todos com praticidade. 

Domingos Paula (PV) concordou que a região carecia de uma unidade de saúde completa e que a administração está preocupada com o povo, principalmente com moradores dos bairros Lapa e Fabril. Deusmar Japão (PSL) destacou que trabalhar com a área não é fácil e que a sede se torna uma referência para o Estado, contemplando os setores Jardim Goiano, Vila Brasil e Calixto Abrão. 

Luzimar Silva (PMN) admitiu que a região é populosa, junto do Bairro Dom Pedro II, e que a inauguração de unidades no Parque Iracema, Arco-Íris e São José mostra a importância da saúde para o município. Os vereadores Paulo de Lima (PDT), João da Luz (PHS), Américo Ferreira (PSDB), Fernando Paiva (PODEMOS), Pedro Mariano (PRP) e Thais Souza (PSL) compareceram também ao evento.

REFERÊNCIA 
O prefeito Roberto Naves, em seu discurso, enalteceu a unidade de saúde como mais uma grande conquista para a cidade. Segundo ele, a obra estava parada, foi retomada e, agora, entregue à população para ser referência de atendimento, com duas equipes atuando no local. Cada uma delas contará com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um dentista e um auxiliar de saúde bucal, além de quatro agentes comunitários de saúde. 

O chefe do Poder Executivo anunciou ainda a entrega de duas vans com a finalidade de transportar pacientes em tratamento de hemodiálise. A Unidade Básica de Saúde do Bairro São José terá uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf – AB), composta por fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e educadores físicos. 

A estrutura dispõe de quatro salas para consultórios médicos e odontológicos, duas para atendimento em enfermagem, para procedimentos como curativo e sutura, inalação, injetáveis, espaço para reuniões e auditório. Completam o projeto salas de expurgação, de esterilização, de farmácia, de almoxarifado, de espera e limpeza, acolhimento, copa, cozinha, vestiários, banheiros e depósito.

 

(Foto: Paulo Zanella)

registrado em: