Câmara outorga títulos de cidadania anapolina a militares da Ala 2

por Geovana de Bortole publicado 11/08/2017 15h59, última modificação 11/08/2017 15h59
Câmara outorga títulos de cidadania anapolina a militares da Ala 2

Câmara outorga títulos de cidadania anapolina a militares da Ala 2

Anápolis ganhou mais dois cidadãos. Aída Fontoura Viana Lopes e Coronel Aviador Bento Antunes Neto são os mais novos anapolinos. Os títulos foram concedidos na noite de quinta-feira (11.ago), no Clube Mach l.

A vereadora Professora Geli Sanches (PT) outorgou o título para a Secretária do Comandante da Base Aérea de Anápolis, Aída Fontoura Viana Lopes, que afirmou que sua homenageada é uma amiga muito queria e especial. “Considero Aída amiga da cidade, pois secretaria o comando da Ala 2 de forma tão extraordinária, estabelecendo o vínculo entre sociedade civil e civis da cidade, de forma discreta e competente, sobretudo serena e com um sorriso nos lábios. Aída recebe este título de cidadania hoje para confirmar o que de fato ela já é: uma cidadã anapolina, pois escolheu nossa cidade para viver e constituir sua família”, disse a petista.

Para Aída, essa homenagem engrandece seu amor pela cidade. “Estou muito feliz, pois Anápolis é a cidade do meu coração. Vim para cuidar do meu pai e aqui estabelecemos vínculos. O amor com os conterrâneos é recíproco, pois fui muito bem recebida aqui e já me sentia anapolina”, declarou a mais nova cidadã.

O vereador Lisieux José Borges (PT) foi o propositor da concessão de título ao Coronel Aviador Bento Antunes. A escolha da outorga foi definida pelas grandes realizações. “Como todos os comandantes da Ala 2, o comandante é inserido dentro da sociedade anapolina, participando de eventos, várias questões sociais. Colaborou em questões importantes, como o combate ao Aedes Aegypti, e interagiu com toda a sociedade anapolina. Essa deferência somente a Câmara Municipal pode ofertar a esses homens públicos que tanto fazem por Anápolis, e o comandante é merecer da honraria”, afirmou o parlamentar.

O Comandante comentou que está muito satisfeito com a lembrança. “Entendo a homenagem como um reconhecimento ao meu trabalho em frente da Ala 2. É um trabalho de toda equipe. Acredito que o Poder Legislativo está valorizando a parceria entre Força Aérea e o município de Anápolis. Sou natural de Porto Alegre e já morei em outras cidades e tenho uma relação ímpar com Anápolis. Sou testemunha que essa boa relação como a que eu tenho aqui não acontece sempre, por isso me considero um anapolino”, assegurou.

Trajetórias

Aída Fontoura Viana Lopes, natural de Brasília- DF integrou no efetivo da Força Aérea Brasileira em 11 de novembro de 1984, trabalhando por 16 anos como Secretária do Chefe do Grupamento de Apoio de Brasília (GAP-BR), sendo sempre reconhecida pela qualidade e responsabilidade nos trabalhos que lhe foram atribuídos. Em 1999 recebeu o título de Servidor Padrão do GAP-BR. Em 2004, foi transferida para Anápolis-GO, assumindo a função de Secretária do Comandante da Base Aérea de Anápolis, função que exerce até hoje. Em 2015 tornou-se elo essencial para a excelência dos programas entre a Base Aérea e a Cidade de Anápolis, recebendo a distinção do Mérito Haydée Jaime Ferreira e em 2016 condecorada com a Medalha “Bartolomeu de Gusmão” honraria concedida pelo Comandante da Aeronáutica aos militares e civis que prestaram relevantes serviços à Força Aérea Brasileira. Sempre desempenha suas funções com honestidade e respeito ao próximo.

 

Coronel Aviador Francisco Bento Antunes Neto

 

Natural de Porto Alegre-Rio Grande do Sul, o Coronel Aviador Francisco Bento Antunes Neto chegou à Anápolis em janeiro de 2016 para assumir a então Base Aérea de Anápolis.

Casado com a senhora, Luciane Gremelmaier Borges, possui um filho: Rafael.

Recém-chegado à cidade, o Coronel Antunes se aproximou de associações locais como ACIA e

Rotary Clube, envolvendo-se ativamente nas deliberações das mesmas.

Em julho de 2016, teve a honra de receber duas importantes condecorações Goianas: A medalha de Guardião do Estado de Goiás, que é destinada a “agraciar a civis e militares em razão de ações meritórias reconhecidas como abnegadas e de inestimável valor, pelos bons e relevantes serviços prestados no desempenho de missões relacionadas direta ou indiretamente à segurança de autoridades e instituições estaduais.” E a Medalha da Ordem do Mérito Tiradentes – Grão Cruz, que agracia “pessoas físicas e corporações militares, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, cujos serviços, ações ou méritos excepcionais sejam relevantes e recomendem o reconhecimento da Polícia Militar do Estado de Goiás”.

Cargos Exercidos:

Chefe da Inspetoria Técnica do Esquadrão de Suprimento e Manutenção da Base Aérea de Santa Maria; Chefe da Manutenção do Esquadrão de Suprimento e Manutenção da Base Aérea de Santa Maria; Chefe da Seção de Material do 1o/14° Grupo de Aviação; Comandante do Esquadrão de Comando da Base Aérea de Canoas; Chefe da Seção de Operações do 1o/14o Grupo de Aviação; Comandante do 1o/4o Grupo de Aviação; Chefe da Seção de Operações da Terceira força Aérea; Comandante da Base Aérea de Anápolis.

Cargo Atual: Em de 31 de agosto de 2016 tornou-se: Comandante do Núcleo da ALA 2 – Anápolis