Câmara outorga título de cidadania ao chefe do Estado Maior da Base Aérea de Anápolis
O chefe do Estado Maior da Base Aérea de Anápolis, tenente-coronel aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, é o mais novo cidadão anapolino. Natural de Barbacena (MG), recebeu o título de cidadania em sessão solene na manhã desta quinta-feira (14.out), no hall da Câmara Municipal. A homenagem é de iniciativa do presidente do Legislativo, vereador Leandro Ribeiro (PP), com apoio de todos os demais legisladores.
A cerimônia foi prestigiada também pelos vereadores Domingos Paula/PV (vice-presidente da Câmara), João Feitosa (PP), Cabo Fred Caixeta (Avante), Wederson Lopes (PSC), Jakson Charles/PSB (líder do prefeito), e Hélio Araújo (PL). E ainda pelo comandante da Base Aérea, coronel aviador Gustavo Pestana Garcez, e a ex-vereadora Geli Sanches. Os hinos Nacional e de Anápolis foram interpretados pelo Sexteto Musical da Base Aérea.
Leandro Ribeiro falou da parceria estratégica entre o Poder Legislativo e a Base Aérea. Segundo ele, a concessão do título de cidadania ao tenente-coronel Ferraz, além de reconhecer o trabalho profissional do homenageado em favor da Força Aérea Brasileira, reafirma a confiança entre o povo anapolino e aquela unidade militar. “É para nós motivo de honra conceder, em nome da população, a cidadania anapolina ao tenente-coronel Ferraz. E é sempre manifestação de respeito e agradecimento a tudo que a Base Aérea representa para o desenvolvimento do município de Anápolis”, ressaltou.
Os vereadores João Feitosa e Hélio Araújo também usaram a palavra para manifestar “alegria e honra” ao conceder a honraria ao mais novo cidadão anapolino. Para o coronel aviador Gustavo Pestana Garcez, a homenagem simboliza uma deferência especial à Base Aérea. Além de exaltar as qualidades profissionais do tenente-coronel Ferraz, informou que, a partir de 2022 a Ala 2 volta a ser denominada Base Aérea de Anápolis.
O tenente-coronel Ferraz falou de sua alegria em receber a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo. Segundo ele, a história da Base Aérea com a cidade é fruto de uma parceria importante. “Anápolis é cidade de um povo acolher, com qualidade de vida inigualável, de futuro próspero. Esta é uma parceria que vai perdurar. Este título traz mais orgulho, aumenta nossa responsabilidade. Contém sempre comigo”, concluiu.
HISTÓRICO DO HOMENAGEADO
O tenente-coronel aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz nasceu em Barbacena, Minas Gerais. É casado com Helen Cristina Monteiro Ferraz, pai de Lucas e Mateus. Filho de militar, seu pai Coronel Aviador Luiz Carlos de Souza Ferraz (Jaguar 103), veio para Anápolis com a família de 1983 a 1988, onde se encantou pela cidade.
Formou-se na Academia da Força Aérea em 2000. Serviu nas seguintes unidades aéreas: 2º/5º Grupo de Aviação, 1º/5º Grupo de Aviação, 2º Esquadrilha de Ligação e Observação, 2º/6º Grupo de Aviação e 1º Grupo de Transporte de Tropa. Qualificou-se operacionalmente como Líder de Esquadrilha de Ataque, instrutor da aviação de Reconhecimento e Controle Alame em voo, Chefe-controlador Aeroembarcado, controlador de combate BVR e instrutor de aviação de transporte.
Em 2008, foi transferido para a cidade de Anápolis, onde serviu por sete anos no 2º/6 º Grupo de Aviação. Após esse período, foi designado para comandar o 4º/1º Grupo de Comunicações e Controle e posteriormente, realizar o curso de Comando e Estado Maior. Em 2018, retornou para a Anápolis, sendo responsável pela implantação da aeronave KC-390 na Força Aérea Brasileira. Comandou o 1 º Grupo de Transporte de Tropa nos anos de 2018, 2019 e 2020 e atualmente, exerce o cargo de Chefe do estado Maior da Ala 2. O militar escolheu Anápolis para fixar residência.
(Foto: Leandro Lage / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)