Câmara outorga Hélio Lopes como Cidadão Anapolino

por cma — publicado 21/11/2011 00h00, última modificação 22/06/2016 10h24
Propositura da Mesa Diretora condecorou presidente da APAE pelos serviços prestados à sociedade anapolina Na noite da última sexta-feira (18) a Câmara Municipal outorgou com o título de Cidadão Anapolino o presidente a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Hélio Lopes. A sessão solene ocorrida no plenário Teotônio Vilela, contou com as presenças do vice-presidente da Casa, Wesley Silva (PMDB), os vereadores João Feitosa (PP), Valmir Jacinto (PTC), Sírio Miguel (PSB) e Domingos Paula (PTB). O autor da homenagem foi o deputado estadual Carlos Antônio (PSC), que na época da propositura era vereador.
Câmara outorga Hélio Lopes como Cidadão Anapolino

Câmara outorga Hélio Lopes como Cidadão Anapolino

Compuseram o plenário o Grão Mestre estadual da maçonaria Grande Oriente do Brasil, Eurípedes Barbosa Nunes; a superintendente da APAE, Nanci Oliveira; a diretora da escola Maria Montessori, Valdeci Dutra; o diretor médico da APAE, João Amélio da Silva Junior; o ex-venerável da loja maçônica, João Pedro Junqueira; o médico Márcio Paiva e o presidente da Unicred Centro Norte goiano, Arnaldo de Souza Junior.

Wesley Silva destacou que a condecoração reconhece a biografia e o trabalho de Hélio Lopes na cidade de Anápolis. “É um homem correto em suas ações, de um legado social muito grande e é uma referência importante”. O peemedebista acrescentou que a homenagem se estende também à APAE. “A presença dele na instituição engrandece a entidade porque pelo o que ele e a instituição representam, é um casamento leal. Não dá para separar um do outro”, frisou.

O homenageado disse que se sentiu orgulhoso ao receber a condecoração, principalmente pelos serviços prestados à sociedade anapolina. “Já estou há 36 anos na cidade, me apaixonei por Anápolis, aqui constitui família, pretendo morrer e ser sepultado aqui”. Nascido em Teresinha de Goiás, Hélio Lopes afirmou que muitos amigos até acreditavam que o mesmo fosse anapolino devido ao engajamento nas entidades do município. “Hoje se consolida de fato e de direito que sou cidadão anapolino”, enfatizou.

Para Sírio Miguel, a Câmara entendeu o trabalho de Hélio Lopes como fundamental para o desenvolvimento das atividades oferecidas pela APAE à comunidade anapolina. “A sociedade representada pelos vereadores concorda e aplaude essa iniciativa fazendo com que o homenageado e a instituição que ele representa se consolidem e fortaleçam cada vez mais para que continuem prestando um serviço tão importante para a socialização e integração de pessoas”.

O vereador João Feitosa lembrou que fora da instituição, Hélio Lopes também tem realizado ações em prol à cidade de Anápolis. “Estamos apoiando e prestigiando esses trabalhos porque é uma pessoa que tem uma dignidade muito grande”, mencionou o pepista em relação às atividades que o homenageado exerceu nas áreas de esporte e social no município.

Valmir Jacinto e Domingos Paula afirmaram que a Casa cumpre sua obrigação de reconhecer o trabalho de pessoas que ajudam no crescimento da cidade, ao fazer condecorações de título de cidadania. Jacinto explicou que esses cidadãos deixaram seus municípios de origem para contribuir de alguma forma com Anápolis. “Não podemos esquecer que eles muitas vezes atuam de forma espontânea e merecem destaque. Ficamos ainda mais felizes porque o trabalho que o doutor Hélio exerce na APAE é diferenciado e ele tem o dom de ajudar as pessoas especiais”. Já o petebista reafirmou que um dos papeis obrigatórios aos parlamentares é reconhecer e homenagear pessoas que fazem um bom trabalho pela sociedade anapolina.

O autor da propositura enfatizou o histórico do homenageado através de sua figura humana. “É mais do que justa esta homenagem. O doutor Hélio Lopes partiu do princípio que é muito mais importante fazer história do que sucesso. Ele está construindo uma história muito bonita em Anápolis”, concluiu.

Histórico

Natural da cidade de Santa Terezinha de Goiás (GO), mudou-se para Anápolis no ano de 1975 quando cursou o 1º grau no colégio Virgílio Santillo. Formou-se em Direito pela antiga Faculdade de Direito de Anápolis (UniEvangélica) em 87 e em 96 tornou-se proprietário do escritório Oliveira e Lopes Advogados Associados.

Também participa da Maçonaria onde já ocupou cargos de secretário, orador, 2º vice-presidente, 1º vice-presidente e deputado federal constituinte da instituição. Presidiu o capítulo José de Lima Júnior, Graus Filosóficos de 04 a 18, de 2005 a 2006. Atualmente é membro ativo da Loja João Pedro Junqueira.

No esporte foi diretor jurídico, 2º vice-presidente e 1º vice-presidente da Associação Atlética Anapolina. De janeiro de 95 a dezembro de 2008 ocupou cargos de assessor jurídico, tesoureiro e vice-presidente da APAE. Em 2010 foi reeleito presidente da instituição para o triênio 2011/2013.

 

 

 

registrado em: