Câmara Municipal reconhece obra literária ‘Afroletramento’, de Edergênio Negreiros Vieira, com tema sobre cultura afro
Câmara Municipal reconhece obra literária ‘Afroletramento’, de Edergênio Negreiros Vieira, com tema sobre cultura afro
A coleção literária ‘Afroletramento’ motivou a concessão de Moção de Aplauso ao professor Edergênio Negreiros Vieira, em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (19.nov), no Hall da Câmara Municipal de Anápolis. A iniciativa é do vereador João da Luz (DEM). O homenageado é mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias, escritor e poeta.
A obra de Edergênio Negreiros Vieira é direcionado ao ensino fundamental e apresenta informações sobre as origens africanas do povo brasileiro. A coleção já foi adquirida para pelo menos 100 mil alunos pelos municípios do Rio de Janeiro (SC) e Florianópolis (SC), segundo informou o diretor da editora Inteligência Educacional, Frank Boniek.
João da Luz lembrou da luta do homenageado por uma educação de qualidade, voltada à igualdade em todos os sentidos e o respeito à gênese cultural do povo brasileiro. O vereador citou ainda que Edergênio sempre atuou para assegurar políticas públicas voltadas à comunidade afrodescendente.
Frank Boniek explicou que a convivência com Edergênio começou nos tempos do ensino médio, nos movimentos estudantis. Disse que a coleção Afroletramento, entre outros focos, atua no combate ao preconceito e ao racismo. “A editora está estimulada pela importância cultural e a relevância da obra para a formação das crianças, satisfeita com o resultado do projeto”, disse.
O presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Lehi Souto lembrou da luta pela criação da entidade, iniciada há alguns anos, com vistas à promoção da igualdade, “fruto de vários fatores, entre eles o incentivo e a liderança do professor Edergênio”. O conselho foi criado em 3 de novembro de 2021, na gestão do prefeito Roberto Naves (PP).
A construção de grande parte da obra literária de Edergênio Negreiros Vieira aconteceu no ambiente da Biblioteca Municipal Zeca Batista, segundo informou a diretora, Fernanda Bernardes da Costa. Disse que esse é um “momento histórico”. E agradeceu a atenção do prefeito Roberto Naves à biblioteca, “e seu amor aos livros físicos”. Informou que o prefeito promove reforma nas instalações da biblioteca, que vai ampliar a oferta de obras literárias.
Edergênio Negreiros Vieira no início de seu pronunciamento lembrou que o vereador João da Luz foi o primeiro a adquirir seu livro. Nesse momento o parlamentar se levantou e entregou o livro à professora Fernanda Bernardes da Costa, diretora da Biblioteca Municipal Zeca Batista. O homenageado agradeceu o vereador e a Câmara pela moção, assim como o apoio de sua esposa, professor Cristina, que estava entre os convidados.
Ao final o homenageado evidenciou a importância dos livros. “Na biblioteca estão obras de pessoas que nos deixaram saberes. Um país melhor é um país que tem contato com livros. Precisamos de mais livros e menos armas”, disse. A sessão também contou com a presença do ex-vereador André Almeida.
(Foto: Leandro Lage / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)