Câmara Municipal é parceira do ‘Cidadão do Futuro’
Entre as autoridades presentes o prefeito Antônio Gomide; os secretários Francisco Rosa (Social) e Augusto César (Cultura); o diretor da Funser, Antônio Fernandes; e o ex-prefeito Eurípedes Junqueira. O programa ‘Cidadão do Futuro’ conta atualmente com 250 adolescentes inscritos, com idade entre 14 e 18 anos. É voltado para a formação profissional e cidadã dos jovens, que passam a atuar na Prefeitura nas áreas de cultura e administração.
A solenidade de inauguração foi marcada por apresentações artístico-culturais, com música e teatro, desenvolvidas pelos próprios jovens do programa. Em seu pronunciamento, o ex-prefeito Eurípedes Junqueira lembrou que se na época de sua administração, programas como este já existissem, muitos jovens que se perderam pelo caminho teriam sido recuperados. Junqueira cortou a fita de inauguração das novas instalações do ‘Cidadão do Futuro’.
O prefeito Antônio Gomide ressaltou que o programa é fruto da intenção de seu governo em valorizar os jovens, encaminha-los ao mercado de trabalho e, acima de tudo, ajudar em sua formação como cidadãos. Segundo ele, o ‘Cidadão do Futuro’ está entre os projetos administrativos que têm o maior alcance social e está inserido ainda entre as ações consideradas propositivas na administração municipal.
A Câmara Municipal, segundo comentário do próprio prefeito, é parceira de primeira hora deste programa. Antônio Gomide lembrou a participação do Legislativo na aprovação da lei que criou o ‘Cidadão do Futuro’, por unanimidade. “Os vereadores são parceiros importantes neste projeto, pois entenderam seu alcance social”, disse o prefeito.
O presidente da Câmara, Luiz Lacerda, disse que os vereadores entendem a necessidade de priorizar projetos desta natureza, que apoiem os jovens na busca da descoberta vocacional e dê condições de alcançarem sucesso em sua carreira profissional. E, além disso, tem abrangência social incalculável. “O Poder Legislativo é parceiro deste programa porque sabe que os jovens precisam de apoio nesta fase de sua caminhada, quando suas decisões influenciam por toda a vida”, disse Luiz Lacerda.
Para o vereador Jakson Charles o sentimento da Câmara Municipal ao participar deste momento é de dever cumprido. “A abrangência deste programa é maior que possamos imaginar. Além de dar segurança ao jovem, também ajuda na estruturação de sua família”, disse. O vereador Pedrinho do Porto Rico mostrou-se honrado em participar da inauguração da nova sede do programa ‘Cidadão do Futuro’. Segundo ele, um ato concreto de amparo e orientação segura para os jovens beneficiados.
Após as atividades na área aberta do feirão, autoridades, jovens e jornalistas acompanharam o corte da fita inaugural. Em seguida, fizeram um rápido passeio pelas novas instalações. O espaço, todo reformado, conta com sala de aula para aplicação de cursos, equipada com móveis e ar condicionado, salas para secretaria e coordenação, atendimentos nas áreas de psicologia e assistência social, além de refeitório e cozinha. Também foram instalados banheiros, assim como consultórios médico e odontológico.